Conecte-se a nós

Entretenimento

Um dos últimos quadros de Gustav Klimt vai a leilão em Londres

Published

em

Londres, 28/05/2010, (EFE)

 

Um dos últimos grandes retratos femininos de Gustav Klimt (1862-1918) será leiloado no dia 23 de junho pela Christie's em Londres, anunciou nesta sexta-feira a casa de leilões.
Pintado entre 1917 e 1918, "Frauenbildnis (Retrato de Ria Munk III)" é o terceiro e último desenho de uma série que a família Munk encarregou o pintor austríaco de fazer para imortalizar a sua filha, Mia.

 


Trata-se também de uma das últimas e mais modernas pinturas de corpo completo de Klimt e é uma lição das técnicas de trabalho de um dos artistas mais populares do século XX.
A Christie's informou que espera um preço de venda de entre 14 e 18 milhões de libras.
Giovanna Bertazzoni, diretora do Departamento de Arte Impressionista e Moderno da casa de leilões em Londres, manifestou que "é uma ocasião excepcional para poder oferecer em leilão um dos últimos retratos que Gustav Klimt pintou".

 


"Só houve dois ou três leilões deste tipo de trabalhos de Klimt nos últimos 20 anos", assegurou Bertazzoni.
Klimt foi um dos membros destacados da vanguarda artística na Viena de princípios do século XX.

 


Ria Munk era sobrinha de Serena Lederer, a mecenas mais importante de Klimt, e se suicidou com um disparo no peito em dezembro de 1911 após terminar com o escritor Hans Heinz Ewers.

 


A encomenda que Klimt recebeu foi pintar Ria Munk em seu leito de morte e as duas primeiras propostas do pintor foram rechaçadas pela família.

 


Os especialistas consideram que Klimt alterou a segunda dessas versões para transformá-la em "Die Tänzerin", o retrato de uma dançarina, exibido hoje na Neue Galerie de Nova York.
Klimt começou o quadro definitivo em 1917, que mostra Ria de pé e de lado, com um sorriso sereno em direção ao espectador.

foto: (EFE)

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais