Conecte-se a nós

Notícias

Udesc Lages aprovou quatro projetos

Published

em

Foto: Udesc / Divulgação

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, teve quatro projetos aprovados na 6ª edição do Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Os projetos estão entre os cem contemplados no Estado e receberão R$ 60 mil, além de bolsa de estudos por um ano, por apresentar ideias inovadoras em áreas como Tecnologia da Informação, Saúde, Agronegócio, Educação, Meio Ambiente e Energia.

Agora, os novos empreendedores montarão as empresa para receber suporte para desenvolver os produtos ou negócios e ter acesso a clientes e potenciais investidores.

Para a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Udesc Lages, professora Maria de Lourdes Magalhães, “o envolvimento do meio acadêmico com a inovação é fundamental para que a universidade possa devolver bons frutos à sociedade, além de inserir os alunos em empreendimentos inovadores”.

Criado em 2008 pela Fundação Certi, que desde então tem operado o programa, o Sinapse da Inovação busca transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso.
Para isso, são oferecidos recursos e capacitação técnica aos participantes do programa. Desde a primeira edição, o Sinapse da Inovação já destinou aproximadamente R$ 30 milhões em recursos por meio da Fapesc.

Os projetos da Udesc

1- Dentre os quatro contemplados, está o “Vetortho 3D – Órteses e Próteses Personalizadas em Animais de Companhia”. Coordenado pelo professor Fabiano Salbego, o objetivo é oferecer órteses e próteses personalizadas, de qualidade e abaixo do valor atual de mercado, além de um sistema digital de suporte ao usuário, com orientações técnicas sobre o uso do produto e acompanhamento dos casos.

2- Outro projeto é o “Quiron – Sistema de Gestação Remota da Sanidade Agrícola e Florestal”, coordenado pelo professor Marcos Schimalski, que apresenta um serviço que possibilita a utilização precisa de defensivos e insumos agrícolas e florestais, oferecendo ferramentas que prevejam situações e diagnostiquem problemas.

3 – Coordenado pelo professor Rodrigo Terezo, o projeto “Painéis Autoportantes em Madeira” também está entre os selecionados. A proposta é adquirir madeiras serradas de pinus, secas e classificadas visualmente e, posteriormente, realizar uma classificação de rigidez e um plano de uso ordenado das peças para a composição dos painéis.

4- Entre os vencedores também está “Impressora 3D sem Filamento”, um projeto coordenado pelo técnico universitário Maurilio dos Santos Junior, com o propósito de fornecer um modelo de impressora que visa economia, reutilização e reciclagem direta, contribuindo com o meio ambiente ao amenizar os problemas decorrentes da utilização de filamento.

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais