Conecte-se a nós

Notícias

Turma da Árvore promove o plantio de árvores para ajudar a neutralizar a emissão de CO²

Published

on

Imagem: Divulgação

As árvores têm papel fundamental para neutralizar parte da emissão de gases poluentes. Para ajudar a diminuir esses efeitos, personagens da Turma do Chico Bento do desenhista Mauricio de Sousa se reuniram com a Turma da Árvore.

Agora, é possível plantar sua própria árvore e acompanhar on-line todo o processo, desde a germinação até o plantio e crescimento. O projeto é da UpWiki Sistemas Inteligentes e NDDigital, com apoio da Mauricio de Sousa Produções (MSP).

A Turma da Árvore se alinha à proposta da ONU, chamada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, na qual reúne empresas e pessoas comprometidas a cumprir algumas metas.

Com esse novo projeto, a MSP e as empresas parceiras têm como objetivo proporcionar, de forma lúdica por meio da Turma do Chico Bento, educação para o desenvolvimento, adoção de estilo de vida sustentável, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o plantio de árvores.

Na primeira fase do projeto, a área disponível para plantio é de 1500 hectares inicialmente, com estrutura preparada para o plantio de 3.000.000 unidades. Dentre elas, algumas ameaçadas de extinção, tais como o pinheiro brasileiro que é protegido por lei. Outras informações no site www.turmadaarvore.com.br

“Este número de árvores plantadas significa neutralizar aproximadamente 39.900 TON/ano e 319.200 TON de CO² em oito anos. Iniciativa inédita no País e lembrando que a capacidade de plantio é muito superior a 3.000.000 de árvores”, declara o vice-presidente da NDDigital, Alessander Comandolli.

Pelo site ou o aplicativo da Turma da Árvore, depois do plantio, os participantes poderão calcular a quantidade de CO² que estarão compensando. E se quiserem, ainda poderão responder a um quiz para saber qual espécie mais combina com sua personalidade além de acompanhar on-line, com câmeras no “berçário” (viveiro onde são feitos o plantio, irrigação e manejo das mudas).

O desenvolvimento das árvores poderá ser acompanhado também através de fotos georreferenciadas, feitos a cada três meses depois da adoção da árvore. Os participantes também poderão fazer visitas programadas às fazendas e verificar “in loco” o desenvolvimento das suas árvores.

Além do plantio, o usuário contará com conteúdo exclusivo pelas plataformas digitais da Turma da Árvore, nas quais poderá acessar dicas e informações para adotar ações mais sustentáveis, bem como informações de como reduzir emissão de carbono.

Para a sustentação do projeto, será cobrada uma taxa de manutenção mensal, por árvore, que varia de acordo com a espécie. Nessa primeira fase, o plantio das três milhões de árvores será feito em Santa Catarina. Nas etapas seguintes serão feitos plantios semelhantes em outros estados do país.

Todas as etapas do plantio e manejo estão dentro dos conceitos da Forest Stewardship Council (FSC), e contam com a infraestrutura de tratores, drones, georreferenciamento individual de cada árvore, suporte técnico especializado e pessoal treinado. O projeto Turma da Árvore segue ainda os padrões do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (CBMF).

Agora, cada um pode decidir e fazer a diferença! De forma simples e acessível, a Turma da Árvore está 100% preparada para ajudar a melhorar as condições do ar e de vida do planeta.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Carro invade loja após acidente, em Lages

Published

on

Fotos: Divulgação

Um carro invadiu uma loja de materiais elétricos por volta das 20h50 de terça-feira (17). O condutor de veículo Citroen C4, perdeu o controle da direção após se envolver em um acidente com um Honda Civic, no cruzamento das Ruas Marechal Deodoro e Cândido Ramos, no Centro de Lages. Os condutores que não tiveram a identidade divulgada, não se feriram.

Segundo a Polícia Militar, o Citroen seguia pela Rua Marechal Deodoro, sentido Centro/Bairro, quando teve a lateral atingida por pelo Honda, que teria invadido a preferencial.

Com o impacto, o motorista do perdeu o controle do carro, foi parar dentro da loja Fendamix . Grades e vidros foram arrancados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Princípio de incêndio assusta moradores do Vila Esperança

Published

on

Foto: Patrícia Vieira

Um princípio de incêndio assustou os moradores da Rua Fernando Machado de Souza, no loteamento Vila Esperança, no Bairro Guarujá, em Lages, na manhã desta quarta-feira (18).

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8 horas, porém quando chegou ao local, o fogo já havia sido controlado, sem maiores danos. Apenas a proprietária da casa estava no local no instante do incêndio. Ela conseguiu sair de casa e pedir ajuda. Ninguém se feriu.

Segundo a moradora, Noeli da Silva Leodoro, de 59 anos, o  fogo começou em um dos cômodos da casa e a suspeita é que a parte elétrica tenha ocasionado o incêndio, porém, será necessária a perícia para confirmação.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

“Não teve como reverter”, diz médico sobre morte de paciente

Published

on

O Pronto Atendimento tem sofrido com a superlotação, o que acaba sobrecarregando o trabalho da equipe de médicos e enfermeiros - Foto: Adecir Morais

O diretor técnico do Pronto Atendimento de Lages, Pedro Iung disse, nesta terça-feira (17), que a equipe que atua na unidade fez de tudo para evitar a morte de uma mulher, de 55 anos, que deu entrada no local, na última segunda (16). Ele narrou a cronologia dos fatos e garantiu que todo o atendimento foi feito dentro do que determina o protocolo de atendimento.

De acordo com ele, a paciente, que morava em São José do Cerrito, chegou na unidade às 14h47, trazida por familiares. Às 14h51, passou pelo setor de enfermagem, quatro minutos mais tarde, recebeu atendimento de médicos e enfermeiros na sala de emergência. Ela morreu após sofrer uma parada respiratória, depois de sucessivas manobras na tentativa de reanimá-la.

Pedro afirmou que a mulher deu entrada na unidade em estado grave e com sintomas de infarto. No setor de emergência, recebeu todo o atendimento necessário. “A paciente chegou em estado gravíssimo, não teve como reverter [a morte]”, declarou o diretor, salientando que a mulher tinha histórico de pressão alta, diabetes, tabagismo e infarto.

Em relação a uma possível queda da paciente enquanto recebia atendimento, o diretor destacou que, ao tentar levantar-se da maca, ela foi acudida por uma enfermeira, mas “escorregou” e ficou de “joelhos no chão”, sendo socorrida imediatamente pela equipe de enfermagem.

“Em absolutamente nenhum momento a paciente ficou sozinha ou deixou de ser atendida. Infelizmente, a morte aconteceu em decorrência do problema cardíaco, conforme consta no atestado de óbito”, reforçou uma nota encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde. O CL não conseguiu contato com familiares da mulher.

Onde buscar atendimento

Em Lages, existem dois estabelecimentos que atendem casos de urgência e emergência (Pronto Atendimento e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres – HNSP). O diretor explicou que, pelo SUS, quando um paciente apresenta sintomas de infarto, precisa ser atendimento no Pronto Atendimento primeiro.

Nesta unidade, é avaliado o tipo de atendimento que o paciente precisa. Se houver diagnóstico de infarto, o médico encaminha o caso ao setor de emergência do HNSP, referência regional em cardiologia.

A unidade avançada do Samu também pode encaminhar casos de infarto para este setor. Pacientes que vêm do interior, encaminhados com diagnóstico, também são levados para este setor. Todos os atendimentos de urgência e emergência em Lages, exceto os casos de acidente de trânsito, precisam ser atendidos no Pronto Atendimento.

Vale lembrar que esta unidade, tem sofrido nos últimos dias com a superlotação, o que acaba sobrecarregando o trabalho da equipe médica e de enfermagem da unidade. Só nesta terça, havia 26 pacientes aguardando vagas em hospitais do município, sem falar de dezenas de pacientes que esperavam nos corredores.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade/responsabilidade do Correio Lageano. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste site, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia por escrito do CL ou do titular dos direitos autorais.