Conecte-se a nós

Notícias

Turistas vêm para Serra em busca da neve

Published

em

Foto: Adecir Morais

O frio chegou com força à Serra Catarinense. Ontem, nevou fraco em três cidades da região (Urubici, Urupema e São Joaquim). Conforme os serviços de meteorologia, as baixas temperaturas vão continuar, com previsão de chance de neve ou chuva congelada até por volta das 12 horas desta sexta-feira (10).

Em São Joaquim, considerada uma das cidades mais frias da Serra, as temperaturas despencaram. Por volta das 17 horas de ontem, os termômetros marcavam 1°C. A neve caiu em pequeno volume  em pontos isolados do município. No final da tarde, alguns turistas ocupavam a Praça Cezário Amarante, no Centro da cidade.

O casal Marcos Aurélio Huller, de 46 anos e Ana Paula Passos Huller, 42, veio de Palhoça, no Litoral de Santa Catarina, na expectativa de presenciar a neve em São Joaquim. “Quando vimos a previsão, decidimos vir para cá”,  disse Marcos.

Quem também pegou a estrada rumo à Serra atrás da neve  é o casal Flávio Miranda, de 54 anos, e Diana Miranda, 51. Ambos vieram de Florianópolis e se hospedaram na casa de um compadre, em São Joaquim.  Antes de chegarem ao destino, eles passaram em Urubici e viram nevar pelo menos 10 minutos. “Deu para sentir um pouquinho do fenômeno. Vamos esperar até amanhã (esta sexta) para ver se neva de novo”, declarou Flávio.

Além de alegrar os visitantes, a queda das temperaturas movimenta a economia da região. Conforme a auxiliar administrativa da Secretaria de Turismo de São Joaquim, Fernanda Martins, a rede hoteleira do município estava com 40% de ocupação na tarde de ontem.

“A expectativa é que aumente a taxa de ocupação neste fim de semana”, comentou Fernanda, informando que o município tem cerca de 700 leitos cadastrados, distribuídos em 25 estabelecimentos entre hotéis e pousadas, além de aproximadamente 200 leitos em hospedagens alternativas (casas de famílias).

 

Cuidados

As baixas temperaturas que atingem a Serra são o resultado de uma forte massa de ar polar que chegou a Santa Catarina. Com o frio intenso, é preciso que a população tome alguns cuidados, conforme informa a Defesa Civil do Estado.

O alerta vale para a população mais vulnerável, especialmente a de rua. Além disso, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene das mãos.

 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: