Começa o rodeio de Santa Isabel – CL+
Conecte-se a nós

Turismo

Começa o rodeio de Santa Isabel

Published

on

Foto: Divulgação

A chuva não intimidou o público e as autoridades que compareceram no Parque Nenzo Sá na localidade Santa Isabel para o tradicional carreteiro nesta quinta-feira (11) durante 50º edição do Rodeio do Mangueira Velha, em São Joaquim. A expectativa dos organizadores é que o evento deve reunir cerca de 30 mil pessoas durante os quatro dia de festa.

Comentários
clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

365 ilhas compõem a Baía de Angra, no Rio de Janeiro

Published

on

Por

Este cenário paradisíado é um dos melhores do país para a prática de mergulhos - Foto: Divulgação

A natureza foi generosa com a baía de Angra dos Reis, presenteando-a com nada menos que 365 ilhas salpicadas em um mar de águas verdes e cristalinas. A melhor maneira de conhecê-las é de barco, em passeios que levam a cenários paradisíacos e variados.

No cardápio estão recantos isolados – os preferidos dos ricos e famosos para erguerem seus refúgios – e também praias badaladas, como a do Dentista, onde o engarrafamento de lanchas e iates é constante na alta estação.

Por ali, a mordomia tem espaço de sobra – os bares flutuantes levam drinks e petiscos até às embarcações logo após os pedidos serem feitos via rádio. Angra foi contemplada, ainda, com uma diversificada e colorida vida marinha, o que faz da região um dos melhores pontos de mergulho do país.

Além de peixes de inúmeras espécies, moluscos, crustáceos, tartarugas e moréias, os adeptos da atividade encontram naufrágios escondidos.

Quem aposta somente nos equipamentos básicos, como máscara e snorkel, também não se decepciona – nos arredores das ilhas Botinas, cartão-postal do destino, há muitas belezas a serem apreciadas debaixo d’água.

Em terra firme, as atrações ficam por conta do Centro Histórico, com casario colonial, conventos e igrejas; e dos charmosos restaurantes do Bairro da Vila do Frade. Em muitos estabelecimentos, apreciar a paisagem é tão prazeroso quanto degustar os pratos.

Depois do jantar, caso seja verão, todos os caminhos levam ao mar novamente – o agito noturno também tem as ilhas como pano de fundo. O endereço muda a cada temporada, mas a pista está sempre fervendo.

Comentários
Continue Lendo

Turismo

Economize em passagens aéreas com programas de fidelidade

Published

on

Para ganhar os descontos é preciso informar o número de cadastro do programa de fidelidade na hora do check-in - Foto: Divulgação

Viajar de avião deixa o trajeto da viagem mais rápido e confortável, mas é possível não gastar muito quando compra passagem. Porém, para isso, é preciso se cadastrar em programas de fidelidade das companhias aéreas.

E não é preciso ser um viajante frequente para acumular pontos e milhas. As aéreas têm parcerias com diversas lojas e cartões de crédito, quando você faz alguma compra, ganha pontos nos programas parceiros, que podem ser usados para comprar passagem.

Mesmo tendo somente vantagens para os viajantes, esses programas ainda são pouco usados no Brasil: apenas 10% dos brasileiros usam algum programa de fidelização, seja de empresas aéreas ou de outros setores, segundo a Abemf (Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização).

As principais companhias do país têm seus próprios programas: Latam Fidelidade, da Latam; Smiles, da Gol; Amigo, da Avianca; e Tudo Azul, da Azul.

Em todos, os passageiros precisam fazer um cadastro com seus dados pessoais e ganham um número. Basta informar esse número no momento da compra ou do check-in para acumular pontos.
Se o cadastro no programa for feito depois do voo, o passageiro não receberá os pontos e milhas referentes às viagens anteriores.

Se já é cadastrado e esqueceu de informar seu número do programa de fidelidade na hora da compra ou do check-in, pode pedir o crédito dos pontos pelos canais de atendimento das empresas.

As companhias também têm parcerias com cartões de créditos e programas de fidelidade de outras empresas brasileiras, como lojas, postos de gasolina, sites de reservas de hotéis e companhias aéreas internacionais, como Walmart, Lojas Renner, Fast Shop, postos Ipiranga e Petrobrás, entre outros.

Comentários
Continue Lendo

Turismo

Salto Caveiras deve ganhar calendário de eventos

Published

on

Por

O senhor Luiz Santos e a família aproveitando o fim de semana para fazer churrasco no Salto - Fotos: Vinicius Prado

O Salto Caveiras, local perfeito para quem gosta de pescar, acampar e curtir um ambiente tranquilo, interagindo com a natureza, deve ter um calendário de eventos, um atrativo a mais para os visitantes e comunidade local.

De acordo com o Executivo do Turismo, Luiz Carlos Pinheiro Filho, a proposta ainda está sendo estudada, porém, será específico para a comunidade do Salto. “O projeto está em uma fase embrionária, porém, estuda-se algo que seja específico para a comunidade do Salto. Que inclua uma renda extra para população local” conclui.

Pinheiro explica que tramita um projeto no Ministério do Turismo para melhorar a infraestrutura do local. Com isso, será beneficiado não só a comunidade como os visitantes do Salto.

Atrativos

Localizado a 20 quilômetros do Centro de Lages, o Salto Caveiras possui um alagado e uma barragem. Há também bares e restaurante, lugar bem frequentado pelos visitantes que querem comer lambari ou outro prato típico da região.

Há também a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Caveiras, que tem uma potência de 3,83 megawatts e ajuda no abastecimento elétrico de Lages. Ao lado da usina, são cerca de 200 metros até chegar outro ponto turístico, uma cascata se mostra imponente.

Ela é formada pelas águas do Rio Caveiras e em dias chuvosos o alto volume de água chega a formar uma névoa, que umedece a mata preservada existente na região. É um local que vale a pena ser visitado.

Operação Veraneio

O Corpo de Bombeiros segue até o dia 25 de fevereiro com a Operação Veraneio no Salto Caveiras. Os bombeiros alertam que a represa do Salto Caveiras não é local adequado para banho, devido a sua profundidade muito acentuada a poucos metros da margem.

As ações de prevenção são focadas nas áreas mais frequentadas aos domingos e feriados, das 09h30min ao meio-dia e das 14 horas às 19 horas. A operação do ano passado não contabilizou nenhum afogamento.

Mesmo com o tempo fechado, a família Vargas curte o lugar para pescar de descansar

A praia dos lageanos

Mesmo o mau tempo dos últimos dias não impediu os lageanos – e serranos – de aproveitarem as férias e, principalmente, o fim de semana no Salto. O local tem opções de descanso na natureza, de camping, quiosques para churrasco, bares e uma praça.

Há 14 anos, o senhor Luiz Santos, de 70 anos, vai ao Bar do Bentinho com a família, aproveitar a área de camping para assar carne com os familiares e amigos. Ar puro, encontro com amigos, tranquilidade, são alguns dos fatores que levam o aposentado e sua esposa, Neli Santos, ir ao Salto nos fins de semana.

Luiz diz que não é por ir a tanto tempo lá e por ser amigo do senhor Bentinho, mas o local é um dos melhores para quem quer conhecer um pouco da região.

Idelfonso Palhano da Silva, 54, mais conhecido como Bentinho, é quem administra um bar há 18 anos e uma das principais áreas de camping da região do Salto. Ele estima que durante o verão, cerca de 400 pessoas passam pelo seu estabelecimento, que além da área para churrascos, oferece petiscos e bebidas em geral no bar.

Bentinho comemora o movimento, pois nem um tempo chuvoso impede das pessoas irem ao local. “Toda região daqui vem para cá”, comenta. Além da Serra, o proprietário diz que pessoas de Joinville, Blumenau, entre outras cidades do Estado, vão ao Salto por causa da fama. “Salto é mesmo a praia do lageano”.

Pesca

A região também é proveitosa para pesca. Diversas famílias se reúnem ao redor do rio para pescar. Levam suas cadeiras, varas e alguns alimentos e bebidas para passar a tarde. Especialmente nos domingos. A família Vargas, por exemplo, estava desde o início da tarde aproveitando o tempo livre para pescar.

Segurança

Quem vai lá, destaca a segurança dos últimos tempos. Comentam que depois que a polícia começou a fiscalizar mais a região, diminuíram os acidentes e as festas ao ar livre com som alto.

Comentários
Continue Lendo

Turismo

Carnaval para quem quer fugir da folia

Published

on

Por

Eco Pousada Rio dos Touros, em Urupema - Foto: Divulgação

Em várias partes do país já está aberta a temporada da folia! Para celebrar, as cidades entram no clima e se enchem com o ritmo colorido do Carnaval, alegrando os foliões de todas as idades. Mesmo com a animação das serpentinas, dos confetes e dos ritmos típicos dessa época, tem muito turista fugindo da festança e querendo curtir os dias de folga de uma maneira diferente.

Para dar uma mãozinha na escolha de um destino, juntos com o Ministério do Turismo selecionamos alguns atrativos para quem quer fazer um outro roteiro:

Na paz da natureza

Para se “desligar do mundo” e descansar, nada melhor que estar em meio às paisagens naturais. E acredite: dá para curtir uma praia no Nordeste em pleno Carnaval. No litoral do Ceará está um paraíso chamado Icaraí de Amontada, (popularmente conhecida como Icaraizinho), uma praia onde o turista vai aproveita maré calma e piscinas naturais. O local é considerado rústico e por lá o sinal de celular, por exemplo, é pouco encontrado.

Mas se a “praia” do turista tranquilão for se aventurar na mata, os destinos são as chapadas: Diamantina (BA), Guimarães (MT) ou Veadeiros (GO). Cachoeiras, florestas e paredões se tornam espaços para a prática de trekking, escalada, rapel, tirolesa, rafting e acampamentos. De quebra, o viajante ainda aproveita deliciosos banhos em águas praticamente intocadas.

Chapada dos Guimarães- Foto: Embratur

Clima de romance

Destinos românticos não vão faltar para os casais que querem curtir o feriadão bem juntinhos. O interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do sul do Brasil, são roteiros que vão aquecer ainda mais o coração dos pombinhos. Quem visita Campos do Jordão (SP), na época de Carnaval, vai encontrar serviços mais baratos e aproveitar uma cidade acolhedora, com direito a passeios de teleférico, cavalgadas e visitas a jardins. Na região serrana do Rio de Janeiro, os casais poderão conhecer cidades com construções históricas, clima ameno, vegetação verdinha e lindos chalés prontos para hospedagem. Petrópolis, Itaipava e Visconde de Mauá são alguns dos municípios românticos do Rio.

Petrópolis- Foto: Embratur

Sul do Brasil

Clima de lua de mel também no sul do Brasil, onde fica difícil escolher um só destino em uma região tão inspiradora quando se trata de romance. Gramado e Canela (RS) além e serem charmosas, oferecem uma gastronomia de vinhos e chocolates que podem ser apreciados em volta da lareira.

Já na Serra Catarinense, o casal vai curtir o sossego, belezas naturais endêmicas e o clima agradável de Lages, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra -Foto: Booking

De prato cheio

Prepare o paladar para aproveitar um Carnaval com o prato cheio de delícias. A Serra da Canastra (MG) espera os turistas que querem conhecer seus famosos queijos. Nas fazendas da região, o viajante aprende sobre a iguaria e presencia desde a produção até o consumo do alimento. Se quiser, pode levar uns exemplares para casa.

Queijos da Serra da Canastra – Foto: Aproca

Carnaval tranquilo

Tem turista que até gosta da festa, mas não abre mão da calmaria. Poços de Caldas (MG) e Domingos Martins (ES) são destinos certos para quem tem esse perfil. Na época da folia, Poços atrai principalmente famílias e casais que buscam diversão em um ambiente tranquilo e acolhedor. Os atrativos são um verdadeiro resgate ao estilo “retrô”, com coretos e serestas.

Já em Domingos Martins, o Carnaval é celebrado com a família e tem “jeitinho de interior”, como a própria prefeitura da cidade classifica. Isso porque, por lá, o som é tradicional, com marchinhas de carnaval executadas pela Banda Campinho, que anima os festejos carnavalescos da cidade há mais de 30 anos.

Campos dos Domingos- Foto: Divulgação

 

 

Comentários
Continue Lendo

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©