Cotidiano

Lages celebra 40 anos do Turismo Rural com documentário especial

A vida simples do campo, com cheiros, sabores e paisagens únicas, é o que move o Turismo Rural em Lages. A cidade, que lançou o segmento no Brasil há quatro décadas, mantém-se como referência para visitantes de várias partes do país e do mundo.

Notícias de Lages no seu WhatsApp

Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região

Entrar no canal

Acordar com o canto dos pássaros, passear de charrete, colher frutas no pé e ouvir histórias à beira do fogo de chão são experiências que atraem famílias inteiras para a Serra Catarinense.

Documentário para eternizar histórias

Para marcar os 40 anos do Turismo Rural, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, iniciou as gravações de um documentário que será lançado durante um seminário nacional, em setembro de 2026.

O projeto visita hotéis fazenda e propriedades históricas, registrando memórias e depoimentos de anfitriões que ajudaram a consolidar o segmento na região.

Primeira parada: Fazenda do Barreiro

A estreia das gravações foi na Fazenda do Barreiro, com 262 anos de história e localizada entre Painel e Urupema. Administrada pela 8ª geração da mesma família, oferece passeios a cavalo, cavalgadas pela Coxilha Rica, atividades rurais e gastronomia típica.

A propriedade preserva construções originais, como a Cozinha de Chão feita em pedra, e mantém tradições campeiras vivas para os visitantes.

Próximos capítulos

Entre as próximas locações estão o Hotel Fazenda Pedras Brancas, Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, Fazenda Rodeio Bonito e Pousada Refúgio do Lago.

Segundo a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, a iniciativa busca fortalecer o setor para além do inverno, aproveitando feriados prolongados e diferentes estações do ano.

Como isso impacta sua vida?

O documentário reforça a imagem de Lages como destino turístico diferenciado e deve atrair mais visitantes, gerando renda, empregos e oportunidades para toda a Serra Catarinense.