Conecte-se a nós

Turismo

Turismo cemiterial: Veja quais são os túmulos de famosos mais visitados no Rio de Janeiro

Published

on

Foto: Divulgação

O cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, é um dos locais do país que mais concentram túmulos de personalidades. Por conta dessa particularidade, a necrópole é uma das mais visitadas no país dentro do contexto do turismo cemiterial.

O São João Batista é um dos lugares que recebem o maior volume de homenagens como velas e coroa de flores no Rio de Janeiro mesmo fora do feriado de Dia de Finados, que ocorre no mês de novembro.

Políticos e artistas estão no São João Batista

Inaugurado em 1852, o cemitério São João Batista abriga sepulturas de diversas personalidades, e foi o primeiro da América Latina a contar com mapa virtual no Google Street View. Conheça abaixo alguns famosos que estão enterrados por lá:

  • Santos Dumont: o topo do mausoléu de Santos Dumont contém uma estátua do personagem da mitologia grega Ícaro, que representa o sonho de voar.
  • Cazuza: o túmulo do cantor, morto em 1990, é bastante simples se comparado a outras sepulturas portentosas presentes no São João Batista. Há uma reprodução da assinatura do artista e o nome de uma de suas canções mais famosas, “O tempo não para”.
  • Clara Nunes: falecida em 1983, a cantora recebe homenagens o ano todo. Seu túmulo sempre possui flores frescas deixadas pelos inúmeros fãs que fazem romaria ao seu jazigo, deixando até mesmo placas de agradecimento por possíveis graças alcançadas.
  • Luís Carlos Prestes: o túmulo do jornalista e político morto em 1990 é sóbrio e discreto, e está localizado em um dos pontos mais valorizados do cemitério.
  • Tom Jobim: próximo a Prestes está Tom Jobim, e seu túmulo fica à sombra de uma palmeira-imperial plantada por Ana Lontra Jobim, viúva do músico.
  • Carmen Miranda: também bastante visitado pelos fãs e curiosos, o túmulo da Pequena Notável é discreto e conta com uma réplica de sua assinatura.

Para quem pretende visitar o cemitério e conhecer os túmulos famosos e também a arquitetura do local, que passeia desde o estilo neogótico passando pelo art déco e pela opulência dos túmulos militares, é recomendado fazer um roteiro prévio.

Comentários

Entretenimento

Escolhidas Rainha e Princesas da Festa Estadual do Churrasco, em Bom Retiro

Published

on

Ingrid Deucher foi a escolhida pela comissão de jurados para representar a 13ª Festa Estadual do Churrasco, em Bom Retiro. O evento acontece de 11 a 13 de maio. Tayane de Souza Ferreira e Eduarda Moreira são as princesas que acompanharão Ingrid.

O evento de escolha aconteceu dia 3 de abril no Auditório da Escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes e contou com a presença de 10 inscritas. O critério de escolha foi: postura; desenvoltura e elegância; beleza e simpatia; e capacidade de comunicação. A comissão julgadora era composta por cinco membros, entre eles, representantes do comércio, professores e lideranças da comunidade.

 

 

 

Comentários
Continue Lendo

Turismo

Circuito das Araucárias tem natureza, história e ciclismo em Santa Catarina

Published

on

Por

Foto: Elimar Passig/ Divulgação

No norte de Santa Catarina, o Circuito das Araucárias é um roteiro repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios, com a Mata Atlântica bem preservada e mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias.

A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3 km.

Há ainda outros grandes atrativos naturais, entre eles o Morro da Igreja, que se destaca à grande distância e possui um paredão de pedra onde os escaladores praticam o rapel (um dos maiores do Brasil, com 245 m), e os Campos do Quiriri, uma área de preservação que pode ser conhecida a partir do Circuito das Araucárias e de onde, em dias claros, avista-se todo o litoral norte de Santa Catarina.

A Estrada Dona Francisca é um dos destaques da parte histórica. O circuito passa por vários trechos do traçado original da estrada, construída por volta de 1865. Outro ponto de interesse histórico é a ferrovia construída em 1913, que se encontra ainda em funcionamento e era parte da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Os trilhos serpenteiam as serras e cruzam o circuito diversas vezes.

No aspecto cultural, está muito presente a influência alemã, polonesa e italiana, notável principalmente nos costumes e tradições, como as festas locais (onde não falta chope e danças folclóricas), a comida (com deliciosos cafés coloniais), os tipos de construções e os traços físicos de sua gente. Também marcaram presença na região os imigrantes espanhóis, tchecos, austríacos, portugueses, entre outros.

Ao longo do Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades que integram o roteiro turístico, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.

1º Bike Meeting Brasil

Na região do Circuito das Araucárias acontece este ano o 1º Bike Meeting Brasil, com atrações como palestras, depoimentos, lançamento de documentário e pedal Cultural. O evento surgiu com a ideia de reunir todos os grupos de ciclistas, onde será possível melhorar os conhecimentos sobre a bicicleta e proporcionar um momento único de integração, com oportunidade de fazer novas amizades.

O 1º Bike Meeting Brasil será realizado nos dias 20 e 21 de abril, em São Bento do Sul (SC). Já a edição 2019 do Bike Meeting será na cidade de Corupá, nos dias 19 e 20 de abril.

Inscrições em: http://www.riscozeroadventure.com.br/

Comentários
Continue Lendo

Turismo

Pedidos de vistos crescem 48% nos países beneficiados por sistema eletrônico

Published

on

Por

Foto: Divulgação

Entre fevereiro e março deste ano, as solicitações de visto para o Brasil, a partir da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão, tiveram um aumento de 48,2%, em relação ao mesmo período do ano passado. O número de autorizações de entrada no país saltou de 29.697 para 44.007.

Os turistas desses países são beneficiados com a política de facilitação de visto e podem solicitá-lo pela via eletrônica (e-visa). No novo processo, a solicitação e emissão da autorização para entrada no país dura, em média, 72 horas, contra os 40 dias necessários anteriormente.

Segundo o Ministério do Turismo. Dos 44.007 vistos emitidos em fevereiro e março, 32.035 (72,8%) foram eletrônicos. Os americanos foram os que mais aproveitaram a facilidade, com 23.472 e-visas, seguidos dos australianos, com 3.707. No terceiro lugar, aparecem os canadenses, com 3.161 vistos, e o Japão, com 1.695.

Segundo a projeção do Ministério do Turismo com base na média de gastos dos turistas desses quatro países, o crescimento identificado apenas em fevereiro e março deve injetar US$ 16,4 milhões a mais na economia brasileira, na comparação com 2017.

O primeiro beneficiado com a medida foi a Austrália, em novembro de 2017. Em janeiro deste ano foi a vez de Japão, Canadá e Estados Unidos contarem com a facilidade. A política de facilitação de vistos faz parte do Brasil + Turismo, um programa criado pelo Ministério do Turismo para estimular o setor de viagens no país e que pretende chegar a 12 milhões de turistas estrangeiros em 2022.

 

Por Agência Brasil

Comentários
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©