Geral

Trânsito de Lages terá várias mudanças

Published

em

Há placas indicando a mudança de trânsito nos locais que mudarão o fluxo - Foto: Susana Küster

Depois de oito anos de espera, o binário para desafogar o trânsito de Lages,  previsto durante a administração do então prefeito Renato Nunes de Oliveira, e sugerido em estudo da empresa Profuzzy, sairá do papel.

O estudo realizado em 2010, tem viabilidade por até 20 anos. A mudança tem como objetivo deixar o trânsito com mais fluidez e segurança. Várias alterações de fluxo estão previstas. Os pontos que passarão por modificações já estão sinalizados por placas de alerta para os motoristas.

De acordo com o arquiteto e diretor de urbanismo da Seplan, Roberto Provenzano, o binário funcionará somente a partir do dia 10 de novembro porque era necessário que a ponte que liga a Avenida Belisário Ramos à Rua Anastácio da Silva Mota ficasse pronta e outras alterações.

“Os pontos mais críticos serão monitorados por agentes de trânsitos, quando as mudanças ocorrerem. Além disso, será implantada uma sinalização de apoio para reforçar a nova condição de trânsito.”

O que muda

Pela Rua Frei Gabriel, o trânsito fluirá no sentido Centro-Bairro, nas duas pistas, ou seja, por esta rua os veículos irão descer. Já pelas ruas Anastácio da Silva Motta e Caetano Vieira da Costa, o fluxo será no sentido Bairro-Centro.

Para essas mudanças, uma série de adequações nas vias estão sendo implantadas, como, por exemplo, a abertura do canteiro central da Avenida Dom Pedro II para permitir o acesso à Rua Anastácio da Silva Motta.

Inicialmente, não será implantado semáforo neste cruzamento, pois, segundo Provenzano, as mudanças passarão por um teste de 60 dias. “Como os semáforos estão sincronizados, esperamos que dê tempo de os veículos fazerem a conversão.” Caso não tenha o efeito esperado, poderá haver alterações.

Outra adequação se trata da instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Caetano Vieira da Costa com a Rua Lauro Müller; adequações de espaços nos acostamentos; mudanças no ponto de cruzamento das ruas Frei Gabriel, Frei Justino e Honorato Ramos.

O fluxo de veículos pelas ruas Anastácio da Silva Motta e Caetano Vieira da Costa será somente sentido Bairro-Centro. Inicialmente, segundo o secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, essas serão as mudanças principais. Porém, após determinado tempo do efetivo funcionamento deste binário, serão feitas novas mudanças e adequações adicionais.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com