Conecte-se a nós

Entretenimento

Tradicionalismo movimenta Lages nesta sexta e fim de semana

Published

em

Fecart reúne tradicionalistas de toda Santa Catarina - Foto: Arquivo CL

A expectativa para quem ama o tradicionalismo é grande, pois nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, no Acesso Norte de Lages, se inicia o XXIII Festival Catarinense de Arte e Tradição (Fecart). Há anos a cidade não sediava o evento, que ocorre a cada dois anos. O evento termina domingo (16).

São esperadas 2,5 mil pessoas e 28 CTG´s (Centro de Tradições Gaúchas), de várias cidades do Estado. A programação inclui concurso de danças, declamações, interpretações vocais, competições de chula, espetáculos de gaita, entre outras atrações.

“Os participantes se preparam o ano inteiro em festivais menores e os que serão premiados no Fecart, são selecionados para o festival nacional”, conta a presidente em exercício do MTG, Sueli Doors.

Ela ressalta que além de resgatar o tradicionalismo, o Fecart movimenta a economia de Lages. “O comércio, cabeleireiros e postos de combustíveis sentem um reflexo grande de movimento. É uma disputa para sediar o evento, este ano conseguimos apoio da prefeitura e demos uma roupagem nova. Esperamos que nos outros anos, continue acontecendo aqui”.

Ação social

Os participantes do Fecart fazem parte de uma campanha social, onde levam leite e alimentos não perecíveis para o evento. As doações serão entregues ao Asilo Lar dos Idosos, que fica no Bairro Pró-Morar, em Lages.

Outra ação é um concurso de desenho que premiará com uma televisão de 24 polegadas e um tablet, a escola e o aluno premiado, respectivamente. O tema do concurso é o Fecart e somente os colégios, da rede estadual de ensino, que servirão de alojamento para os participantes do festival, farão parte da competição. “Desta forma, a cultura tradicionalista será valorizada e conhecida pelos estudantes”.

Semana Farroupilha

O Fecart faz parte da Semana Farroupilha, que possui várias atrações até o dia 22 de setembro. Na programação há várias atrações, entre elas, visita guiada ao Museu Thiago de Castro, apresentações artísticas, exposições, mateada, passagem da Chama Crioula no Calçadão da Praça João Costa, entre outras que podem ser conferidas através do QR Code publicado nesta matéria.

Veja toda a programação aqui.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: