Conecte-se a nós

Notícias

Trabalho recompensado com prêmio

Published

em

Professor Sandro (E), Gustavo e professor Dionatan (D) - Foto: Camila Paes

O trabalho de um ano foi recompensado quando os estudantes de duas turmas do curso de Mecatrônica do Senai Lages, trouxeram para casa dois troféus após participar de um campeonato estadual de Robótica Móvel. Em novembro, as turmas concluintes dos períodos da tarde e da noite, levaram quatro robôs para Joinville e após competirem com cinco unidades da instituição, receberam os prêmios de 3º e 1º lugares, respectivamente.

O estudante Gustavo dos Santos Rosa, 14, participou da competição e ajudou a trazer para a instituição, o troféu de 3º lugar. Para ele, conquistar essa premiação, foi inesperado. Entretanto, o trabalho realizado pela turma do período da tarde, já mostrava que a dedicação traria resultados positivos. Além de trabalhar no projeto nos horários da aula, Gustavo relata que usavam períodos extracurriculares para aperfeiçoar o robô.

Neste ano, Gustavo concluiu o ensino médio e paralelamente, o curso técnico. O aprendizado de sala de aula deu a ele a vontade de seguir carreira. Em função disso, pretende cursar Engenharia Elétrica. Ele descobriu o curso de Mecatrônica após concluir uma Aprendizagem de Eletrônica de Manutenção, também no Senai.

Desafio_ O aluno ressalta que para construir o robô que os levou para a vitória, precisaram colocar em prática todo o ensinamento do curso. Se dividiram em equipes, e cada um ficou com a parte que mais tinha interesse e poderia se dedicar. “O tempo foi nosso maior desafio”, relembra ele.  O professor e coordenador do curso de Mecatrônica, Dionatan de Liz, explica que esses campeonatos servem como uma vitrine profissional para os estudantes e mostram a evolução do conhecimento. “Eles passam a ser valorizados no estado por mostrarem as competências adquiridas durante o curso”, ressalta ele.

O Senai Challenge é uma competição entre turmas de diversas unidades da escola no Estado. Neste ano, as provas aconteceram no dia 25 de novembro, em Joinville. A unidade de Lages venceu o 1º e o 3º lugares nas modalidades cross, na qual os robôs precisaram superar diversos obstáculos colocados em uma pista de sumô, com a luta de robôs, até que um deles coloque o seu oponente para fora do tatame. Cada turma construiu dois robôs, que participaram das duas modalidades. A turma da noite conquistou o 1º lugar e da tarde o 3º. O professor Dionatan explica que eles se preparam para serem premiados e, conquistar dois troféus, foi uma grande vitória.

> O que é Robótica_ Nos últimos anos, a Robótica tem sido mais discutida e novos cursos tem sido criados em diversas instituições. O professor Dionatan explica que essa tecnologia ajuda nos projetos de máquinas, manutenção das mesmas e na automatização. “O profissional que faz este curso, saí capacitado para exercer essas funções”, ressalta ele.

Dionatan ainda acrescenta que a Robótica ajuda a criar máquinas que produzem movimentos repetitivos pelo período de seis meses, coisa que humanos não tem condições físicas de exercer. O professor explica que dessa forma, ajuda a qualificar os profissionais para funções que exijam mais de suas capacidades intelectuais e em cargos mais qualificados.  Ele ressalta que a Robótica tem ganhado cada vez mais destaque e os profissionais são altamente requeridos. “As indústrias precisam muito dos profissionais, elas vem até a escola oferecer vagas de emprego”, explica o professor.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: