Conecte-se a nós

Notícias

Temperaturas mais baixas na Serra Catarinense

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

As frentes frias continuam sem dar uma trégua para os serranos, mesmo na Primavera. O frio provocado pela entrada de massas intensas de ar frio pelo Centro-Sul do país provocam queda nas temperaturas. A primavera somente dará lugar ao verão no dia 21 de dezembro.

Na Serra Catarinense, apesar do aumento da temperatura no período da tarde, os serranos tem convivido com dias frios e chuvosos. Na quinta-feira (11), o friozinho fora de estação surpreendeu as pessoas, que tiveram de tirar os casacos do armário para enfrentar as baixas temperaturas, como as registradas em Urupema, onde os termômetros marcaram 5,7˚C ao amanhecer; São Joaquim 6,2 e Urubici 6,3˚C.

Em Lages, segundo a Epagri/Ciram, durante a manhã, os termômetros chegaram a marca de 10,5˚C. Mas a sensação era de frio mais intenso. Além do céu cinzento, quem saiu cedo de casa, precisou se agasalhar para enfrentar o friozinho como é o caso da aposentada Jurema de Moraes. Moradora do município de Campo Belo do Sul, saiu cedo para acompanhar a mãe de 84 anos em consulta médica. “É essencial se agasalhar bem para evitar um resfriado.”

Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra Ronaldo Coutinho do Prado, é bom ficar em alerta para o frio mais intenso nessa época. “A previsão indica o frio mais intenso na segunda quinzena de outubro, especialmente entre 15 a 25 de outubro. Com isso, segue o alerta para fruticultura catarinense” disse.

Feriadão

E nesta sexta-feira, 12, feriadão prolongado de Nossa Senhora Aparecida, o dia não será muito diferente. Pois uma nova frente fria se forma no Sul do Brasil, com isso, as temperaturas seguem baixas ao amanhecer e mais elevadas durante o dia. Mínimas entre 11°C e 17°C na maior parte do Estado. Na Serra, oscilação de mínimas entre 6°C e 9°C e máximas entre 18°C e  21°C. As mais altas devem ser registradas em pontos do Extremo Oeste, entre 30°C e 33°C.

A previsão indica sol com variação de nuvens em Santa Catarina. No Oeste, pancadas de chuva com raios e risco de temporal isolado, a partir da tarde, estendendo-se para o sul do Estado à noite. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada no início do dia.

Para o sábado (13), do Oeste ao Sul, o tempo será instável com chuva, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Condição de chuva moderada a forte em alguns momentos. As temperaturas diminuem no final do dia. Mínimas entre entre 5°C e 8°C, e máximas entre 16 °C 19°C  nas cidades da Serra.

O domingo (14) será de sol com muitas nuvens na região de Lages. Podendo ocorrer chuva isolada na região Nordeste de Santa Catarina. Temperatura fica amena na madrugada.

Tendência

Entre 17 e 18, a chuva retorna ao Estado com a passagem de outra frente fria. Nos dias seguintes, diminui a condição de chuva no interior de Santa Catarina, predominando um tempo mais seco, com períodos mais prolongados de sol e temperatura amena na madrugada. No Litoral, permanece a condição de chuva frequente.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: