Conecte-se a nós

Notícias

Temperaturas abaixo de zero na Serra Catarinense

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

Prepare os casacos e os cachecóis porque as temperaturas negativas voltam ao Estado. Depois de um período de calor, Santa Catarina terá um fim de semana clássico de inverno. A tendência é que o cenário mude com o avanço de uma frente fria seguida de uma massa de ar frio.

Segundo o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, do site Climaterra, a previsão indica temperaturas abaixo de zero no fim de semana. “O sábado será típico de inverno e no domingo pode chegar a -6ºC”.

Na manhã de sábado (21), a frente fria deixa o tempo nublado com possibilidade de chuva isolada com trovoadas em todo o Estado. Há chance de garoa isolada na madrugada e pela manhã. Nos pontos mais altos da Serra, é possível a formação de sincelo, como no Morro das Torres, que fica entre municípios de Urupema e Rio Rufino.

No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas de sol devido ao avanço de uma massa de ar, só que desta vez, seca e fria. Conforme Coutinho, as mínimas devem oscilar entre 0°C a -3ºC nas cidades da Serra, e entre 1°C e 9°C nas demais regiões de Santa Catarina, com formação de geada.

No domingo (22), a massa polar permanece sobre Santa Catarina. Há predomínio de sol com nevoeiro ao amanhecer na maior parte do Estado. Conforme o site Climaterra, as temperaturas ficarão abaixo do zero em algumas regiões do Estado, principalmente nas cidades da Serra, onde onde os termômetros oscilam entre -3°C e -6ºC.

Haverá formação de geada forte, que deve atingir, principalmente, áreas de pastagem e hortaliças. A máxima não deve passar dos 12°C na Serra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Semana que vem

Na segunda-feira (23), há predomínio de nuvens em Santa Catarina, com chuva a partir da manhã na Serra Catarinense e Litoral Sul. No decorrer da tarde e noite nas demais regiões, chega uma nova frente fria. As temperaturas começam a ficar mais altas.

Tendência

No decorrer dos próximos dias, a chuva persiste em Santa Catarina, e o grande destaque é o frio. No dia 25, um cavado (área alongada de baixa pressão) mantém a condição de chuva em Santa Catarina, melhorando nos dias 26 e 27.  Entre os dias 28 e 29, outra frente fria se forma no Sul do Brasil e avança por Santa Catarina, provocando chuva e na sequência declínio de temperatura. No início de agosto também tem indicativo de chuva para o Estado.

Baixas temperaturas atraem turistas

O frio e as belas paisagens são os principais atrativos para os turistas que sobem a Serra Catarinense nesta época do ano. O inverno é a alta temporada do turismo nos municípios de São Joaquim, Urubici e Urupema. Os visitantes são atraídos principalmente pelas baixas temperaturas como é o caso deste fim de semana. Nessa condição, os turistas lotam hotéis e pousadas.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, André Mansores, o fluxo de turistas é alto, principalmente nos fins de semana. Apesar deste ano o frio ainda não ter chegado com muita intensidade, e, uma das atrações mais visitadas do município (Morro da Igreja),  estar com o acesso fechado, o movimento de turistas é grande na cidade. “Cerca de 80% a 90% dos três mil leitos já estão reservados. O frio é sempre bem vindo”, afirma.

Em Urupema, uma das cidades mais frias do país, não é diferente. A rede hoteleira está confiante. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo, a taxa de ocupação já ultrapassa os 70%. Um dos locais mais procurados pelos turistas é o Morro das Antenas.

Na região é registrado geadas médias e fortes, neve e sincelo (congelamento do orvalho) e temperaturas muito baixas que chegam, segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a -8,8°C e sensações térmicas que se aproximaram de -20ºC a -30°C em 2011.

Em São Joaquim, não é diferente, o frio deve movimentar a rede hoteleira. Segundo informações da Secretaria de Turismo, embora ainda não seja possível estipular a taxa de ocupação em hotéis, o fluxo de turistas é percebido nas ruas da cidade. Na pousada Altos da Serra, em São Joaquim, o movimento é considerado bom, e para o final de semana 85% dos leitos estão ocupados.

Turistas aproveitam o frio em São Joaquim e tiram muitas fotos – Foto: DionataCosta/ FolhaDaCidade/ Divulgação

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais