Conecte-se a nós

Notícias

Temperatura pode chegar a 9ºC negativos

Published

em

Foto: NotiserraSC/ Divulgação

A instabilidade, que trouxe a chuva, está deixando Santa Catarina e a massa de ar polar ganha força. O clima continua muito frio, principalmente na madrugada, mas no sábado e domingo existe a possibilidade dos termômetros marcarem -9º na Serra Catarinense, a menor temperatura do ano. Temperaturas negativas devem ser registradas em praticamente todas as regiões do estado.

A previsão é do engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho do Prado, que abastece o site Climaterra. Segundo ele, nesta sexta-feira (15) ainda pode ocorrer garoa na região nordeste de Santa Catarina, mas o frio já se fará presente em todo o estado.

No litoral, a mínima deve ficar entre 5ºC a 11ºC e na Serra, os termômetros podem apontar 5ºC negativos. O frio será tão intenso que apenas ameniza à tarde, quando a máxima deve ficar entre 9ºC a 13ºC, nas regiões mais altas, e 13ºC a 17ºC no litoral. O frio provoca geada, principalmente nas baixadas, onde o ar frio se concentra, mas também mantém o céu limpo.

Preocupado com a situação, Coutinho alerta para a possibilidade da água congelar nos radiadores de máquinas agrícolas e de automóveis que ficarem no relento. Alerta ainda para o risco de acidentes nas rodovias serranas, que devem congelar. O gelo praticamente anula o atrito dos pneus, o que provoca saídas de pista.

Outra preocupação é com as pessoas que moram nas ruas. O frio pode provocar hipotermia e morte. Em Lages, a Secretaria de Assistência Social anunciou, há alguns dias, que está atenta e aborda as pessoas para encaminhá-las ao abrigo municipal.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: