O governo federal anunciou nesta quarta-feira (22) medidas para fortalecer o atendimento em radioterapia pelo SUS. Ações incluem auxílio financeiro a pacientes e acompanhantes, centralização de compras de medicamentos e incentivos por produtividade. A proposta visa reduzir filas e melhorar o acesso ao tratamento contra o câncer.
Notícias de Lages no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região
O novo auxílio garante R$ 150 para transporte e mais R$ 150 por dia para alimentação e hospedagem, um suporte essencial para pacientes que precisam se deslocar até grandes centros para atendimento.
Compra centralizada e mais eficiência
A partir de agora, a União assumirá a responsabilidade pela compra de medicamentos oncológicos, especialmente os de alto custo. O objetivo é reduzir preços com compras em escala nacional. Também serão criados centros regionais de diluição dos medicamentos, para reduzir desperdícios.
Unidades de saúde que ampliarem o número de atendimentos por acelerador linear passarão a receber mais recursos — até 30% adicionais, conforme o volume de novos pacientes tratados.
Como isso impacta sua vida?
Além disso, a valorização dos serviços que atendem mais pacientes pode estimular investimentos e reduzir o tempo de espera para iniciar o tratamento. Uma mudança concreta na vida de quem enfrenta o câncer.