Conecte-se a nós

Esportes

Sonhando com as estrelas, crianças jogam futebol em Soweto

Published

em

Soweto (África do Sul), 17/06/2010, (EFE)
 

Os sósias de Messi, Kaká, Tshabalala, Pienaar, Drogba, Eto'o e outros nomes do Mundial da África do Sul têm entre cinco e 11 anos e jogam durante horas no asfalto frio de Soweto, muito longe dos estádios onde seus ídolos se destacam.

 

A 24 quilômetros ao sudoeste de Johanesburgo, o epicentro do Mundial, na província de Gauteng, a aprazível comunidade de Soweto, que é formada por 4 milhões de habitantes dedica seus dias ao trabalho diário, enquanto acompanha o desempenho das melhores 32 seleções de futebol.

 

A rotina é rompida em cada esquina, ao som das gargalhadas de crianças que correm descalços atrás de uma bola murcha e desgastada pelo uso, que em nada lembra a polêmica jabulani.

 

Lance, Reneilwe, Moneeb. Não importa o nome batismo. Ninguém os conhece assim, todos esperam que os demais os respeitem pelo nome artístico que herdaram dos grandes.

 

Tudo é informal em um dia de futebol popular em Soweto, o destino e a terra onde residem 65% da população de Johanesburgo.

 

"Messi, quero ser como Messi", grita após uma corrida Kagisho, de 6 anos, que diante da câmera posa agora como astro de pop.

 

A seu lado Tsepo, de 10 anos, exibe sem vergonha sua habilidade para dominar a bola. Parece uma extensão de sua pele.

 

E como se fosse uma lição da escola, as crianças ficam perfiladas para desfilar e dizer o sobrenome de seus sonhos, olhando com inocente firmeza. A esperança está aí. E não é preciso um televisor para ter inspiração.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: