Conecte-se a nós

Notícias

Sistema eletrônico é à prova de fraudes

Published

em

Candidatos são monitorados enquanto respondem à prova - Foto: Bega Godóy

Adotado desde janeiro, em Lages, o novo sistema para provas de candidatos que estão fazendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já colhe os frutos pela modernidade e segurança. Segundo o assessor da Delegacia Regional de Polícia, Carlos Manoel Mendonça, a nova tecnologia foi bem aceita pela comunidade e alcança índices positivos de aprovação. “No começo acreditávamos que as pessoas teriam muitas dificuldades, mas elas se adaptaram muito bem”, assegura.

Os candidatos fazem a prova no setor de CNH da Delegacia Regional, às margens da Avenida Dom Pedro II, que disponibiliza 12 terminais. O ambiente é monitorado em tempo real pelo setor de CNH e pela corregedoria do Detran/SC. Qualquer irregularidade, haverá interferência de ambos.

O candidato tem no máximo uma hora para responder as 40 perguntas e pode saber da sua nota assim que sair da sala, por meio do site do Detran/SC. As perguntas são sorteadas aleatoriamente de um banco de dados com mais de 2.000 opções, cujo conteúdo é revisado com freqüência, considerando as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O novo formato é à prova de fraude. A prova só será liberada após a coleta da biometria do candidato e identificação facial, garantindo mais transparência, imparcialidade, lisura e segurança ao processo.

O novo modelo de prova também é disponibilizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os candidatos com deficiência auditiva. Mas segundo Manoel, a preferência é pela prova convencional. Quem opta pela de libras têm até duas horas para responder o questionário.

Para Manoel a implantação da prova eletrônica é um grande avanço para a obtenção da CNH. Dá maior celeridade às etapas do processo. Antes, com a prova manual, o candidato esperava, em média, 48 horas para saber o resultado do exame de legislação. O exame de legislação de trânsito é obrigatório e funciona como pré-requisito para que o candidato possa iniciar as aulas práticas de direção veicular.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais