Geral

Sexta-feira com temperaturas baixas na Serra Catarinense

Published

em

Foto: pA

Após a chuva de uma frente fria, o ar frio de origem polar entrou com força sobre o Sul do Brasil afastando as nuvens carregadas e baixando a temperatura. Nesta sexta-feira (5), algumas cidades da Serra Catarinense registram menos de 10°C. E, o dia terá sol entre nuvens.

A menor temperatura de 4°C  em Urupema, segundo a medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EpagriCiram).

Em outros municípios como São Joaquim os termômetros chegaram aos 4,5°C; Bom Jardim da Serra marcou 4,9°C; Vargem 5,2°C; Urubici 5,3°C; Painel  6,6°C e em Lages chegou aos 9 °C. Porém, mesmo com a diminuição das temperaturas não houve registro de geada, como a previsão indicava. 

 Porém, mesmo com a diminuição das temperaturas não houve registro de geada.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra Ronaldo Coutinho do Prado frio permanece nesta sexta-feira. A condição de geada fraca e isolada permanece para algumas regiões da Serra.

O tempo no sábado será de sol com variação de nuvens em Santa Catarina. A partir da tarde, pancadas de chuva isolada no Oeste. À noite, chuva fraca e isolada no Litoral Norte, devido à circulação marítima. As temperaturas continuam baixa para época do ano, especialmente no Sul e Litoral. Durante o dia, em elevação em todas as regiões.

As temperaturas continuam baixa para época do ano ao amanhecer. Mínimas entre 7°C e 13°C na maior parte do Estado, e entre -1°C e 2°C na Serra Catarinense. Máximas entre 12°C e 15°C na Serra e entre 24°C e 27°C em pontos do extremo Oeste.

 

Tempo na eleição

Durante o domingo de eleições, 7 de outubro, áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil e muitas pancadas de chuva. Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de predomínio de nuvens em boa parte do Estado, com chance de maiores aberturas de sol no Sul.

No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, devido a instabilidades no Paraguai. Na Grande Florianópolis e Norte de Santa Catarina, chuva mais fraca a qualquer hora do dia, devido à circulação marítima (fluxo de umidade do mar para o continente). Temperatura amena, variando de 20°C a 23°C na maioria das regiões e 24°C a 26°C no Litoral Sul onde o tempo abre mais. Na Serra Catarinense, as mínimas oscilam entre entre 3°C e  6°C na região de Lages e as máximas variam entre 16°C e 19°C. O vento será de nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

A segunda-feira (08) se de tempo encoberto com chuva em todas as regiões de Santa Catarina, no decorrer do dia. Risco de temporais isolados. Temperatura diminui, devido à cobertura de nuvens.

 

Tendência

Os indicativos são de chuva frequente em boa parte do período, por vezes acompanhadas de temporais localizados, por influência de áreas de baixa pressão e passagem de frente fria. A partir do dia 16/10, tempo mais seco e temperatura baixa nas madrugadas.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com