Conecte-se a nós

Notícias

Serra atinge 71.88% da meta da vacinação

Published

em

Foto: Susana Küster

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo termina na sexta-feira (31).Esta é a última oportunidade para pais e responsáveis levarem as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos para receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. Dados do Ministério da Saúde mostram que 4,1 milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas. De acordo com a pasta, até a última sexta-feira (24), 62% do público-alvo havia sido vacinado.

Em Santa Catarina a meta da campanha, é imunizar, no mínimo, 95% das 339.800 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, formando uma barreira sanitária, captando também aquelas que não foram vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive).

Serra _

Das 15.897 crianças da faixa etária que residem nos municípios que compreendem a 27º Regional de Saúde, até o último sábado, 11.426 haviam feito a vacina. Totalizando 71.88% da meta de 95%. Segundo o enfermeiro Orides Kemer, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, o índice de imunização de crianças ainda é considerado baixo, tanto no Brasil como em Santa Catarina.

De casa em casa_

Para atingir a meta de vacinação, durante a última semana da campanha, as unidades de saúde dos municípios da Serra Catarinense realizam ações para imunizar crianças, contra a pólio e sarampo. “As equipes de saúde estarão visitando creches, casas e localidades do interior dos municípios para identificar as crianças que fazem parte do público alvo, e que ainda não foram imunizadas. O objetivo de atingir a meta de 95%” disse.

Orides explica que é muito importante que pais e responsáveis levem as crianças para tomar a “gotinha” antipólio e a vacina contra o sarampo. “As pessoas precisam ter consciência de que a vacina ainda é a melhor prevenção contra essas infecções”.
Lages, por exemplo, atingiu só 66.49% da meta. O município tem 8.730 crianças entre 1 a 5 anos. Mais até agora, segundo a Regional de Saúde, foram aplicadas apenas 5.805 doses. Outro município que está com índice baixo é Painel. Apenas 40.48% da meta foi atingida.

Contudo há municípios que praticamente atingiram a meta, ou seja, já ultrapassam os 90% da imunização do público alvo. Bocaina do Sul chegou aos 94.98%, Rio Rufino registra 93.28 % e Cerro Negro alcançou 93.17% das crianças.

Quem deve se vacinar

Nesta campanha, crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas, mesmo que já tenham tomado as duas doses. Estão livres da imunização aquelas que foram vacinadas para sarampo e poliomielite nos últimos 30 dias.

Casos de sarampo

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Há ainda, de acordo com o ministério, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: