Conecte-se a nós

Entretenimento

Séries e filmes sobre mulheres

Published

em

Foto: Divulgação

Em tempos de #MeToo e “Time’s Up”, mulheres tentam ganhar espaço na indústria do cinema. Apesar de estarmos avançando, Hollywood ainda é um espaço de desigualdade de gênero. Alguns dados confirmam isso: apenas 23% dos indicados ao Oscar neste ano são mulheres. Os últimos anos também foram de protestos de atrizes, produtoras e outras profissionais de cinema que sofreram assédio e abuso sexual. O CLMais fez uma lista com algumas séries e filmes em que as mulheres são protagonistas, e também produções que destacam a temática feminista.

As Telefonistas

Na Madri dos anos 20, quatro amigas vivem a revolução dos costumes ao entrar na força de trabalho e lidar com namoros e amizades longe de casa. Elas são operadoras de telefonia de empresa em Madri que vai revolucionar o mundo das telecomunicações. No único lugar que representa progresso e modernidade para as mulheres da época, elas aprendem a lidar com inveja e traição, enquanto embarcam em uma jornada em busca do sucesso.

Juana Inês

A história da mexicana Juana Inês, considerada a “primeira feminista da América”, simboliza as privações, desafios, humilhações e violências vividas pelas mulheres ao longo dos tempos. Ela foi uma escritora e poeta autodidata. Foi ameaçada de ser condenada à fogueira pela Inquisição e freira .

Grey’s Anatomy

É uma das maiores séries americanas dos últimos anos. E tem como personagem principal a médica Meredith Grey, que precisa encarar os desafios de uma sociedade machista para se consolidar como uma médica. Além dela, outras médicas com histórias inspiradoras.

Gilmore Girls

Protagonizada por duas mulheres, Gilmore Girls conta a história de Lorelai Gilmore e sua filha Rory. A trama trata da relação de proximidade e cumplicidade das duas, balanceando comédia e drama e desenvolvendo muito bem as personalidades. Lorelai é uma jovem mãe que criou sozinha a filha e Rory é uma garota extremamente estudiosa e focada em objetivos. Ambas são mulheres independentes, cheias de sonhos e inspiradoras, cada uma à sua maneira.

Orange Is The New Black

As mulheres são as estrelas da trama, que pauta questões polêmicas e levanta discussões importantes, especialmente em relação à situação de presídios femininos, nos Estados Unidos. Ela explora a história da vida de cada uma das personagens de forma aprofundada, apresentando ao público uma ótima construção de personalidades.

The Newsroom

The Newsroom narra a saga da redação de um jornal televisivo após uma grande guinada na linha editorial, quando a equipe decide se comprometer com a verdade e deixar de selecionar conteúdo apenas com base na audiência.A responsável por essa mudança é uma das grandes mulheres da série, MacKenzie McHale , uma produtora competente e que dirige sua equipe com sabedoria e habilidade. Ela é acompanhada de perto por Maggie e Sloan, duas jornalistas brilhantes que abraçam a nova proposta.

Grace and Frank

Aos setenta anos de idade, Grace e Frankie são obrigadas a lidar com uma situação inesperada: seus respectivos maridos anunciam que estão apaixonados um pelo outro e que planejam se casar. A partir disso, as duas terão que contar uma com a outra e acabam vivendo diversas situações inusitadas e superando seus medos.

As Sufragistas (2015)

No começo do século 20, uma jovem sufragista cheia de idealismo põe em prática estratégias radicais para combater a opressão pelo que sofriam.

Thelma & Louise (1991)

Louise Sawyer é uma garçonete quarentona e Thelma é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada.

Frida (2002)

Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora. Ela era uma mulher a frente do seu tempo. Teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky, além de outras mulheres.

Tomates Verdes Fritos (1991)

Evelyn Couch é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode, uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: