Conecte-se a nós

Notícias

Semasa instala aparelhos para identificar desvios

Published

em

Painel de controle operacional da água. Foto: Bega Godóy

Há mais de um ano, a Semasa constatou que 53% da água que tratava e distribuia se perdia em vazamentos, ligações clandestinas, desvios e fraudes. Para coibir essas práticas, a distribuidora instalou aparelhos de controle de consumo de água em 15 bairros.

O equipamento é colocado na tubulação no começo da rede registrando a quantidade de água que passa e ao final o consumo é confrontado com o que foi cobrado. “Descobre-se onde há desvios”, explica o secretário da Semasa, Jurandi Agustini.

Ao longo do ano, segundo o secretário todos os bairros receberão o aparelho. Apesar dos desvios, Jurandi observa que esse ano não houve registro de falta de água. Ele também assegura que trabalhos de fiscalização para localizar as ligações clandestinas continuam frequentes.

 

Capacidade de reserva

 

Jurandi também anunciou a construção de quatro reservatórios. Com a ampliação a produção passará de 14 milhões de litros para 20 milhões. Os bairros São Pedro e Cidade Alta (reservarão ambos 1 milhão de litros cada), Jardim das Camélias  (1,5 milhão) e Morro do Posto (3 milhões). A obra está licitada e a empresa vencedora tem no máximo até 15 meses para executá-la.

Há estudos de construção de outros dois reservatórios na região Leste (sentido Litoral) para onde a cidade está crescendo. Assim, os bairros Guarujá e Vila Mariza serão contemplados. Com o incremento, a Semasa terá maior equilíbrio na distribuição de água diariamente. São produzidos 50 mil metros cúbicos por dia de água, ou seja, 50 milhões de litros.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: