Conecte-se a nós

Notícias

Semana será com predomínio de chuva

Published

em

Foto: Marcela Ramos

A semana começou com tempo instável, com predomínio de nuvens e chuva em Santa Catarina. A temperatura segue em elevação durante o dia, caindo durante a noite.

Na segunda-feira (25), a temperatura máxima na Serra Catarinense não ultrapassou os 18°C. Uma nova frente fria está se formando em Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Epagri/ Ciram, há condição de descarga elétrica principalmente do Oeste ao Sul.

Nesta terça (26), o tempo segue com muitas nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia em Santa Catarina, exceto no Sul do Estado, onde as chances de chuva são menores. Podem ocorrer curtos períodos de abertura de sol no Estado. As temperaturas devem cair. As mínimas ficam entre 11°C e 17°C na maior parte de Santa Catarina. Na Serra ficam entre 8°C e 11°C. As máximas devem ficar entre 13°C e 16°C.

Ja na quarta (27) o tempo permanece encoberto com chuva no Oeste de Santa Catarina, devido à atuação da corrente de jato superior. No Sul do Estado, muitas nuvens e aberturas de sol. Nas demais regiões, chuva isolada principalmente na divisa com o Paraná, melhorando no decorrer do dia.

Para os próximos dias, o tempo permanece instável, com muitas nuvens e chuva em todo o Estado. Na sexta, maiores chances de aberturas de sol e chuva mais isolada.

Tendência

Entre os dias 02 e 05 de julho, condição de chuva principalmente no Sul de SC e litoral, devido à passagem de duas frentes frias. No Oeste, o tempo volta a ficar seco em grande parte do período. Não há indicativo de chuva intensa ou frio extremo para o Estado nos primeiros dez dias de julho.

Frio

Segundo o site Climatempo, este inverno não será rigoroso e tende a ser mais quente do que o anterior (2017), por conta do aquecimento das águas do Pacífico, que ocorre aos poucos. Porém, ainda teremos algumas ondas de frio e que podem trazer picos de temperaturas baixas, principalmente no Centro-Sul, mas com curta duração.

Durante o outono, entre os dias 18 e 23 de maio, houve a passagem de uma forte frente fria, e de grande extensão, que conseguiu levar chuva e ar polar até a divisa de Mato Grosso com o Pará, ao Distrito Federal e parte do norte de Minas Gerais. No inverno de 2018, não se pode descartar completamente a chance de outra frente fria, mas a possibilidade é baixa.

Chuva

A expectativa é que durante o inverno tenha pouca chuva, que deve ficar até abaixo da média ao final da estação em muitas áreas do país. Lembrando que, sem contar a Região Sul, já é normal que o volume de chuva seja baixo na maior parte das Regiões do Brasil. Com esta tendência de termos um inverno mais seco do que o normal, o risco para queimadas aumenta bastante entre agosto e setembro.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais