Conecte-se a nós

Notícias

Segurança Pública aumenta resolutividade com investimentos em tecnologia e informação

Published

on

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, afirmou que o caminho para o aumento da resolutividade no setor passa, necessariamente, pelo incremento do uso da tecnologia e de inteligência.

“Santa Catarina é um dos estados mais adiantados em inovações tecnológicas”, disse. Alceu de Oliveira participou, na noite de terça-feira, 17, em Florianópolis, do I Congresso Catarinense de Direito Processual Penal.

As reduções significativa dos índices de criminalidade nestes primeiros meses do ano, segundo ele, se devem “a análises de cenário muito bem feitas e orientadas e à definição de medidas de curto, médio e longo prazos que estão sendo implementas e estão dando certo”.

De 1º de janeiro até 17 deste mês, a redução do número de homicídios no Estado foi de 16% em relação a igual período do ano passado; a de roubos, 31%, e a de roubos e furtos a instituições financeiras, 50%.

Porém, só o emprego de novas tecnologias não será suficiente, acrescentou o secretário. “Não há segurança pública sem presença policial e sem inteligência, pois precisamos identificar os atores do jogo e as regras aplicadas e definirmos os movimentos a serem executados”, explicou.

Alceu de Oliveira também salientou o esforço da pasta em ampliar o número de câmeras de vigilância das cerca de 2,7 mil existentes hoje para cerca de 8 mil e a aquisição de softwares específicos para análises das imagens.

“Desde março, estamos com edital publicado para autorização de disponibilização das imagens à SSP. Ele está disponível no Portal de Compras do Governo do Estado”, afirmou. O secretáro concluiu, “é um dever do Estado, mas também um direito e responsabilidade de todos”.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Mostra de Arte e Cultura de Lages terá mais de 30 apresentações

Published

on

Foto: Patrícia Vieira

A primeira Mostra de Arte e Cultura de Lages é realizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O evento é fruto da articulação institucional da Associação Cultural Matakiterani, que realiza iniciativas semelhantes em diversos municípios da Serra Catarinense.  

Durante o lançamento do evento, no auditório da CDL Lages, na manhã de sexta-feira (20), a animação musical ficou por conta Camerata Sol da Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam), sob regência do maestro Luiz Augusto de Medeiros (Maraca). A programação segue até o domingo (29).

O evento conta com 22 atrações, teatro, contação de histórias, dança folclórica e música em diversos estilos. As apresentações acontecem na Praça João Costa, no Centro Cultural Vidal Ramos e no Parque Jonas Ramos (Tanque). 

A Mostra de Arte e Cultura se caracteriza por acontecer na temporada de inverno e, por isso, também integra o Festival Serra Catarina. Segundo o produtor executivo, Adilson Freitas, a intenção do evento é valorizar produtos e serviços culturais da cidade. “Neste projeto, com 32 apresentações, conseguimos fomentar a cultura local oferecendo opções para o público de assistir à diversidade cultural. Buscamos mostrar nossa capacidade de produzir culturalmente e investir nos artistas da nossa terra”, reforça.

Para o intérprete e músico lageano, Adriano Posai, o formato de apresentações ao ar livre é bastante usado em países da Europa. “Vejo muito o modelo de apresentar a cultura em praça pública em reportagens e programas da TV. Esse evento só me faz ter a certeza de que arte regional está sendo cada vez mais valorizada. Quem não sabe de onde vem não sabe para onde vai”,disse,

A Mostra de Arte e Cultura de Lages é executada pela Matakiterani e Esfera Produções em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Lages.

 

Programação

QTD.

ATRAÇÃO ARTISTA LINGUAGEM HORA DATA LOCAL

1

Orquestra Sinfônica Juvenil SOL Alam Música – erudita 09:00 20/07 CDL Lages

2

Chapeuzinho Vermelho Teatro Circula-Dô Teatro de animação 16:00 20/07 Calçadão João Costa

3

Causos da Serra Matakiterani Contação de histórias 16:40

4

H20 Nova Cia de Artes Teatro de rua 17:20

5

Invernada Artística CTG Anita Garibaldi Dança – folclórica 10:00 21/07 Calçadão João Costa

6

Eder Goulart Eder Goulart Música – regional 11:00

7

Bruno Antunes Bruno Antunes Música e Trova – regionais 12:00

8

Bandas Palco Aberto Projeto Placo Aberto Música – pop/rock 14:00 às

15:30

9

Bandas Palco Aberto Projeto Placo Aberto Música – pop/rock

10

Bandas Palco Aberto Projeto Placo Aberto Música – pop/rock

11

Palco Aberto e Bada Castro Bada Castro Música – regional 15:00 21/07 Centro Cultural Vidal Ramos

12

Jones Andrey Vieira Jones Andrey Vieira Música – regional 16:00

13

Adriano Possai e Pátria Sulina Adriano Possai Música – regional 17:00

14

Ricardo Comasseto Ricardo Comasseto Música – regional 18:00

15

Historinhas de Bonecos de Pano Associação de Arte e Cultura Menestrel Faze-Dô Contação de Histórias 14:30 22/07 Parque Jonas Ramos

16

O moço que contava histórias Matakiterani Teatro 15:40

17

20 minutos para jantar com Catório Cyathus Teatro de Animação Teatro de Animação 16:30

18

H2O Nova Cia de Artes Teatro de rua 16:00 27/07 Calçadão João Costa

19

Chapeuzinho Vermelho Teatro Circula-Dô Teatro de animação 17:00

20

Dani Porto e amigos Dani Porto Música – MPB 10:00 28/07 Calçadão João Costa

21

Blues in Box Blues in Box Música – Blues 11:00

22

Alexandre Bueno e Banda Alexandre Bueno Música – chorinho 12:00

23

Marcelo Bernard Marcelo Bernard Música – pop/rock 14:00

24

Bandas Palco Aberto Projeto Placo Aberto Música – pop/rock 14:30

às

15:30

25

Bandas Palco Aberto Projeto Placo Aberto Música – pop/rock

26

Banda Jambock Sul Jambock Sul Música – Indie/rock 15:00 28/07 Centro Cultural Vidal Ramos

27

Banda Doctor Holmes

Doctor Holmes

Música – por/rock

16:00

28

Banda Desodem

Desordem

Blue/rock

17:00

29

Marzio Lenzi Marzio Lenzi Blues 18:00

30

O Moço que contava Histórias Matakiterani Teatro 14:30 29/07 Parque Jonas Ramos

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Grupo Universo Cabeludo discute a cultura machista

Published

on

Por

Foto: Divulgação

O universo feminino invade o teatro lageano, hoje e amanhã, no Teatro Sesc.  O grupo Universo Cabeludo, criados pelas atrizes Andréia Paris e Vívian Coronato, tem como temática central o universo feminino. Questiona e denuncia, principalmente, os modos como as mulheres são tratadas dentro de uma cultura machista.

Elas criaram a banda de rock a partir de um desejo juvenil. O processo de criação de letras, músicas e ensaios é permeado por uma discussão do universo feminino em um misto de revelações, desejos, sentimentos, frustrações e crítica.

Buscando se libertar de padrões pré estabelecidos, as mulheres do espetáculo decidem viver o sonho adolescente de criar uma banda de rock. As frustrações, os desejos e as dificuldades conduzem-nas a descobrir esta mulher contemporânea que quer ser a dona de seu próprio destino.

Seis cidades catarinenses receberão o projeto Circulando pelo Universo Feminino, trocando experiências contra a violência, que traz apresentações teatrais, debates e oficinas oferecidas gratuitamente à comunidade.

Circulando pelo Universo trabalha com devisedtheatre, uma prática teatral utilizada em grupos de teatro de mulheres surgidos nos anos 1980 e 1970 em muitos países como uma estrutura alternativa ao trabalho de teatro tradicional.

Dessa forma, foram criando-se espaços mais democráticos, nos quais as mulheres pudessem participar ativamente. Durante oito horas de oficina, as participantes irão criar, sugerir e propor exercícios e temas. O objetivo é empoderar as participantes do processo, com a responsabilidade de criação e o crédito compartilhado.

 

O espetáculo

 

Data: Sexta-feira (20)

Horário: 18h

 

Data:  Sábado (21)

Horário: 9h


Local: Teatro Sesc Lages/SC

Entrada gratuita.

 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Placas indicam lombadas que não existem

Published

on

Será construída uma lombada próximo ao cruzamento com a rua Vicente Feola - Foto: Patrícia Vieira

Quem passa pela Avenida Caldas Júnior, no Bairro Santa Helena, em Lages, percebe placas sinalizando a existência de lombadas físicas. Porém, um detalhe chama atenção: elas não existem. Para quem segue em direção Conte/Centro, encontrará sinalizações indicando lombada a aproximadamente 30 metros da entrada das ruas Vicente Feola e Cristiano Brascher.

Uma das placas está bem próxima da Rua Vicente Feola e indica que a 30 metros existe uma lombada. A sinalização fica entre a Panificadora e Confeitaria Delícias de Trigo e o mercado Santa Helena. A outra indicação, fica um pouco adiante, próximo da Rua Cristiano Brascher.

Segundo moradores, as placas foram fixadas há mais de dois anos, e ninguém mais da prefeitura voltou para construir as lombadas. Segundo a Secretaria de Planejamento e Obras, somente uma lombada está dentro da viabilidade técnica e será construída. Ela ficará na Rua Vicente Feola.

O secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, explica que a implantação da lombada está dentro da programação das inúmeras a serem realizadas na cidade e deve ser executada em breve.

Ele lembra ainda, que há alguns anos foram fixadas as placas indicativas, porém, não significa que serão implantadas as lombadas. “Somente serão construídas as que estiverem dentro da viabilidade técnica, como é o caso de uma na Caldas Júnior”, disse.

Preocupação

O aposentado Vivaldino Rodrigues dos Santos, de 78 anos, morador do bairro há mais de 40 anos, lembra que o fluxo de veículos aumenta a cada ano, e com isso, é necessário que medidas de segurança sejam tomadas, tanto para condutores, quanto para pedestres. “A lombada seria colocada para diminuir a velocidade dos carros que passam a toda velocidade”, contou. Além disso, Vivaldino lembra ainda que a pintura da faixa de pedestres no chão, desapareceu.

O morador Pedro Flores Pereira, de 80 anos, contou que a avenida é movimentada e que, principalmente à noite, os carros passam em alta velocidade. “Aqui tem muito acidente. Toda semana. É necessário que sejam instaladas lombadas, principalmente por ter muitos moradores idosos”, disse.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade/responsabilidade do Correio Lageano. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste site, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia por escrito do CL ou do titular dos direitos autorais.