Conecte-se a nós

Entretenimento

Segunda edição da Mostra Sesc de Cinema chega a Lages entre quinta e sexta-feira

Published

em

Foto: Divulgação

Está em cartaz na II Mostra Sesc de Cinema de Santa Catarina, 18 filmes curtas e longas-metragens, que acontecerá nesta semana em Lages, Florianópolis e Laguna, com entrada gratuita. Lages recebe nesta semana dois filmes da Mostra.

Repleto de terror e suspense, “A Última Chama”, de Paula Abreu, que relata a história de um homem isolado em uma cabana no campo, onde acontecimentos sobrenaturais trazem fantasmas do passado que começam a atormentá-lo.

O curta tem como principal inspiração a obra literária do escritor de terror e suspense gótico Edgar Allan Poe, contendo em seu roteiro elementos que remetem ao amor trágico, romance sombrio, elementos sobrenaturais, e a relação morte e amor.

Em sua questão estética o filme tem grande influência do expressionismo alemão estilo que caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos. Filmado em preto e branco o filme A Última Chama reforça o aspecto gótico e assustador do expressionismo alemão.

E também com um toque de drama e realidade “Edgar e o Reino Submerso”, de Armin Daniel Reichert, conta  a história do personagem Edgar ao realizar um trabalho de escola acaba fazendo uma releitura da lenda, comparando com a sua própria história.

O personagem vive com o pai e a avó paterna, crescendo longe da mãe em um mundo cheio de mágoas e problemas familiares. Edgar se pergunta por que a mulher da lenda abandonou seu filho no lago e tentando entendê-la, procura também compreender porque a mãe não o procurou mais.

Na mente do protagonista, a mulher que na lenda abandona seu filho no lago, não aparece como uma vilã, ela surge como uma entidade mística ligada a figura da mãe protetora.  Além de contar de uma forma diferente uma história já conhecida, o filme também poderá ser usado como uma ferramenta de aprendizado, instigando os jovens a conhecer lendas locais percebendo como é possível utilizá-las em diferentes linguagens.

Produzido por uma equipe lageana, o curta metragem que tem roteiro e direção do cineasta Armin Daniel Reichert e direção de fotografia de Jari Carneiro e Mariane Machado.

A Última Chama, de Paula Abreu

Data: 06/04/2018 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local:Teatro Sesc

Edgar e o Reino Submerso, de Armin Daniel Reichert

Data: 05/04/2018

Horário: 19h

Local: Teatro Sesc

Classificação: Livre

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais