Conecte-se a nós

Notícias

Secretária da Educação fala das ações para o ano letivo

Published

on

Foto: Vinicius Prado

Ivana Michaltchuk é mestre em Educação, professora do quadro efetivo da rede municipal de ensino de Lages, na qual atua há 30 anos. Há um mês, ela assumiu a Secretaria Municipal de Educação, onde deve dar continuidade a alguns projetos e trabalhos iniciados pela sua antecessora, professora Valdirene Vieira. Ivana também dará início a novos projetos para a Educação do município.

O ano letivo se iniciou no dia 5, existem ações a serem feitas ainda?
Nós começamos a organizar esse processo em dezembro do ano que passou. Então, já fizemos a chamada pública, o processo seletivo. Agora, há uma dinâmica muito grande nesses procedimentos, porque há professores que saem de atestado médico, outros saem de licença-prêmio. Até porque são dois mil professores. Estamos fazendo chamadas semanais, justamente para cobrir esses horários que ficaram vagos. Isso tudo para não deixar o aluno sem aula.

Para 2018, quais os projetos mais importantes que serão realizados na Educação?
Temos a continuidade de vários projetos iniciados em 2017. Posso citar alguns como programas do Governo Federal, que é o Mais Alfabetização, o projeto Recicla, o Mais Educação, a Olimpíada de Língua Portuguesa. Daremos continuidade e vamos fazer novas parcerias. A Educação é um espaço de muita procura por parte de várias entidades, porque o nosso locus – a sala de aula – é onde podemos modificar, melhorar e contribuir para uma sociedade com mais qualidade de vida. Um foco bem voltado para a questão da aprendizagem. E temos parcerias com a Saúde, a Cultura, e outras secretarias também.

E essas parcerias com as entidades, como está o andamento?
Estamos, inclusive, com o Correio Lageano, por meio do Instituto José Paschoal Baggio. Nesse início de ano, fomos procurados por diversas entidades e estabelecemos. Também estamos fazendo vários contatos. Todos que vêm nos procurar para desenvolver projetos, procuramos dar continuidade, tendo um olhar muito cuidadoso e cauteloso para que isso tenha repercussão lá na Educação, na sala de aula.

Como é estar à frente de uma pasta tão importante como é a Educação?
Assumi dia 12 de janeiro. É um desafio. É também uma responsabilidade muito grande, pois temos um dos maiores índices do Estado na relação professores e alunos. Mas eu me sinto muito tranquila, porque, ano passado, estive na direção de ensino, acompanhando todos os processos e demandas. Estamos com uma equipe interna muito boa e comprometida. Agora, é trabalhar mesmo, desafiar-nos todos os dias para fazer o melhor. Seja do ponto de vista do rendimento ou do pedagógico, para as nossas crianças, que são o motivo de estarmos na secretaria.

Para este ano, existem obras previstas em escolas ou centros infantis municipais?
Nós temos várias obras em andamento. Elas demandam todo um processo licitatório, por isso, estamos tomando ciência de toda a situação. Como em que ponto está cada passo das obras e, com certeza, teremos algumas situações as quais serão possíveis diminuir nossa lista de espera das crianças. Eu gosto muito de prometer, porque quando a gente promete temos de cumprir. Estamos concluindo algumas obras bem importantes e, ao terminar, divulgaremos, para que a comunidade seja beneficiada.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Casa desabitada queima no Popular

Published

on

Apavorados vizinho chamaram os Bombeiros Foto: Bega Godóy

Os Bombeiros de Lages atenderam um incêndio no final da noite deste sábado (23) na Avenida Primeiro de Maio, quase em frente à escola Estadual Zulmira Alta da Silva, no Bairro Popular.  A casa media 80 metros quadrados e não estava habitada e não tinha energia elétrica. Alguns utensílios espalhada pela casa foram queimados e só ficou em pé a estrutura da casa. Segundo o sargento Marinho, o dono da residência Fábio da Silva Forghieri está preso. Dois caminhões dos Bombeiros e o ASU atenderam a ocorrência. Causa do incêndio será apurada.

A casa media 80 metros quadrados e não se sabe por onde começou o fogo

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Caminhão bau carregado de maçã tomba na divisa de SC e RS

Published

on

Bruno Theodoro/Divulgação

Um caminhão bau carregado de maçãs tombou na manhã deste sábado (23), no km 309 da BR 116, próximo a divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul. A carreta transitava sentido Rio Grande do Sul/Curitiba e estavam a bordo o motorista e sua esposa. O casal teve ferimentos leves. Informações preliminares indicam que o homem dirigia em velocidade incompatível com o local, pois o acidente aconteceu numa curva acentuada.

O local tem três pistas e o caminhão tombou numa delas (sentido RS) e não precisou interromper o trânsito. Durante o atendimento que mobilizou a Polícia Rodoviária Federal, do Posto de Capão Alto, o socorro da Autopista  Planalto Sul, responsável pelo trecho, e ainda o serviço de remoção da Autopista, o trânsito foi adaptado e fluiu normalmente. A carga de cerca de 27 mil quilos da fruta não se espalhou na pista. A porta traseira chegou a abrir com o impacto, mas a carga ficou retida no caminhão.

A helicóptero do Águia 4 da Polícia Militar foi acionado pela Autopista para dar suporte ao resgate, mas não conseguiu chegar ao local por causa da neblina.

 

 

Carga não se espalhou na pista e casal que estava no caminhão teve apenas ferimentos leves Foto; Bruno Theodoro/Divulgação   

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Sábado será de temperatura amena

Published

on

Por

Dora Melo, aproveitou o sol na Praça Vidal Ramos Sênior, em Lages SC - Foto: Marcela Ramos

A previsão para este sábado (23) é de sol e temperatura agradável. Em Lages, um motivo a mais para Dora Melo aproveitar o dia com a família. Ela está animada e planeja fazer um passeio, ainda mais que o tempo deve colaborar. “O clima está instável ultimamente, atrapalha o modo de se vestir. Pela manhã é frio e à tarde esquenta”, comenta Dora.  

Para Dora e também para quem está cansado do frio, a notícia é boa. O frio intenso não se fará presente neste fim de semana. No sábado, a previsão é de sol com algumas nuvens no decorrer do dia em todo o estado. Clima que favorece atividades ao ar livre ou faxinas em residências.

Em Lages, um motivo a mais para Dora Melo aproveitar o dia com a família

Já no domingo pode haver chuva e uma leve frente fria. Clima propício para quem quer descansar ou assistir a Copa do Mundo com a família. As temperaturas devem variar entre 10°C a 20°C. Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, na última semana de Junho não haverá frio intenso. “ Primeiro esquenta para depois esfriar”, cita Coutinho.       

O tempo amanheceu nublado, na sexta-feira(22), em Lages. O sol apareceu com algumas nuvens. Em função desta combinação alguns períodos do dia foram quentes e outros exigiram o uso de agasalhos.                                         

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©