Conecte-se a nós

Negócios

Regras de cartão mudam para diminuir calotes

Published

em

Objetivo é diminuir inadimplência com um pagamento mínimo menor da fatura do cartão - Foto: Susana Küster

As novas regras para uso de cartão de crédito mudaram. O objetivo é diminuir as taxas de juros. A principal mudança foi o fim da regra que determinava o pagamento mínimo das faturas em 15% do valor total.

Agora, cada banco ou empresa poderá definir um percentual de pagamento mínimo para cada cliente, que muda de acordo com o perfil e relacionamento dele com a instituição. As novas regras já estão em vigor há um mês.

Segundo analistas, a expectativa é que os bancos diminuam o percentual mínimo do cartão. Diante de uma exigência menor, reduzem-se as chances de o cliente não fazer o pagamento e isso pode contribuir para que os calotes ocorram com menor frequência.

Outra mudança é que acabou a chance de cobrança de duas taxas de juros diferentes para quem deixa de pagar a fatura total. Agora, os bancos poderão cobrar apenas uma taxa, a do rotativo regular, definida em contrato. Se o cliente não pagar, o Conselho Monetário Nacional autorizou a aplicação de juros de mora e multa.

Para Vitor Meira, consultor da empresa especializada em varejo financeiro Boarnerges&Cia, o cliente que recorre ao rotativo do cartão, geralmente, está com as finanças fora de controle. Com a nova regra, ele acredita que o banco poderá reduzir ou até eliminar o pagamento mínimo, abrindo espaço para que essa pessoa financie toda a fatura. “O efeito disso sobre a inadimplência tende a ser positivo, mas mascara o problema de descontrole sobre as finanças ao tirar ainda mais juro desse consumidor.”

Crédito: Cláudia Pavão

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais