Conecte-se a nós

Notícias

Rede de Vizinhos: Dois mil integrantes estão cadastrados em Lages

Published

em

Programa alcança 61 bairros - Foto: Bega Godóy

A lanchonete Sheik no Centro de Lages é uma das duas mil integrantes que fazem parte do programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar. O cadastro, segundo Thiago Soares da Silva foi realizado no início do projeto em 2016.

“Mais uma segurança para nós e para o estabelecimento. Nos cadastramos nos primeiros meses do programa.  E sabemos que funciona como um grande aliado, principalmente aos fins de semana quando não abrimos. Nos comunicamos pelo aplicativo do whatsApp e sabemos das notícias”, explica o comerciante.

A funcionalidade e eficiência estão nos números. O primeiro grupo foi criado na região do Centro, depois chegou ao Coral e Sagrado Coração de Jesus. Atualmente, são 16 células que alcançam 61 bairros da cidade. Nesse período, com as informações da Rede de Vizinhos, foi possível prender em flagrante 16 criminosos.

O coordenador do programa, tenente Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior, avalia que essa tem sido uma ferramenta de prevenção de muita eficácia para a redução da criminalidade, tendo em vista, que a comunidade está se protegendo com o apoio da Polícia Militar.

“Além disso, percebemos que através do programa a comunidade tem exercido o seu papel na segurança pública, uma vez que a estratégia de policiamento é pautada na filosofia de polícia comunitária”, reforça. Na Rede de Vizinhos participam policiais militares, comerciantes e moradores.

Como participar

Para integrar o programa, o primeiro passo é participar de uma reunião para saber sobre o como tudo funciona. Geralmente, ocorrem no 6º Batalhão de Polícia Militar, uma vez por mês. Mas elas podem ser itinerantes.

Basta haver um grupo de pessoas interessadas e uma solicitação à coordenação, o que pode ser feita pelos próprios moradores ou pelas lideranças do bairro. Até agora foram realizados 36 encontros em Lages.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: