Conecte-se a nós

Entretenimento

Recicláveis viram brinquedos

Published

em

Lages, 22/06/2010, Correio Lageano

 


Transformar materiais recicláveis em brinquedos criativos e jogos educativos foi a atividade apresentada por uma turma do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) do bairro Araucária.

 


A ideia deu tão certo que virou exposição e o Ceim abriu as portas para receber a comunidade.
O objetivo do trabalho foi desenvolver nos alunos a conscientização com relação a preservação do meio ambiente, procurando abordar a questão no cotidiano da escola, “por isso desenvolvemos o Projeto Reciclagem”, explica a educadora do maternal, Simone Aparecida Matos.

 


A importância da preservação ambiental foi trabalhada através de atividades que envolveram a construção de brinquedos e jogos. “Meios para que o aluno tenha mais compreensão, desenvolva suas potencialidades e adote posturas e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva com o universo em que vive”, salientou a coordenadora do Ceim, Gislaine Kley Couto.

 


A professora Simone comenta que, junto com seus alunos do maternal 2 “A”, de três anos, passaram aproximadamente um mês confeccionando brinquedos. “Alguns eu fiz sozinha, outros as crianças participaram da montagem, mas cada objeto teve a participação dos alunos, direta ou indiretamente”, revela.

 


Cada criação teve um objetivo, em algumas foi possível trabalhar com até duas disciplinas, como por exemplo a confecção de um cofre. “Com uma lata fizemos um sapinho, que serve de cofrinho e tem a primeira letra do nome deles. Exercitamos a matemática, a linguagem oral e a escrita”, revela a educadora.

 


Simone afirma que os alunos aprenderam a lição e já sabem definir as cores que representam as lixeiras recicláveis.

 


Ela lembra que estas atividades foram integradas ao Dia da Família na Escola, comemorado em Lages no dia 25 de maio. “As atividades oferecem aos pais a oportunidade de participar junto com os filhos das oficinas de reciclagem, e também saberem a importância da reciclagem e do cuidado com o ambiente”, diz.

 

Fotos: Edinara Kley

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais