Conecte-se a nós

Turismo

Recanto do Pinhão dá início às festividades da Serra Catarinense

Published

em

Lages, 24 de maio/2010, Correio Lageano – Na manhã de sábado (22), aconteceu a abertura oficial do Recanto do Pinhão, na praça João Costa, em Lages. A partir de agora até o encerramento da 22ª Festa Nacional do Pinhão, a praça da cidade recepcionará os turistas e a população, com atrações regionais e muita comida típica.

Segundo o coordenador do recanto, Adriano Gonzatto, a estrutura foi montada para o turista e toda população lageana participarem das atrações regionais e da boa gastronomia da Serra, além de servir como um ponto de apoio para os visitantes. No Recanto também tem estrutura de informação aos turistas como hospedagem, alimentação e pontos turísticos. "É um esquenta para a Festa Nacional do Pinhão", comenta.

As tradicionais entidades filantrópicas também estão de volta ao Recanto do Pinhão, onde são as responsáveis pela venda de comida típica, a fim de arrecadar dinheiro para a manutenção e continuidade dos seus trabalhos voluntários. Os valores das comidas e bebidas são iguais para os boxes de gastronomia montados no calçadão.

As entidades beneficiadas deste ano são: AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), Adevips (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano), Lions Copacabana, Garra (Grupo de Apoio Regional para Reabilitação da Aids), ASDF (Associação de Deficientes Físicos), CNA – Irmandade Nossa Senhora das Graças, Cidade do Novo Amanhã, Alam (Associação Lageana de Apoio ao Menor).

De acordo com a presidente do Grupo de Apoio Regional para Reabilitação da Aids (Garra), Glauci Mari Françosi, este dinheiro é muito importante. "É com isso que conseguimos manter a nossa ONG. Trabalhamos com artesanato e este ano o dinheiro arrecadado será para construção da nossa sede", explica.

A expectativa de público entre os dias 22 de maio e 6 de junho é de 80 mil pessoas. Adriano diz que "esperamos muito mais turistas este ano, os hotéis já estão fazendo reservas, todo mundo trabalhando em prol da receptividade dos turistas".

Para o prefeito Renato Nunes de Oliveira o Recanto do Pinhão tem seu cunho social, e não pode deixar que as raízes se percam. "Devemos lembrar da quantidade de pessoas envolvidas para que a festa aconteça, muitos de nós nem saberemos quem são, outros se destacarão mais, mas cada um tem um papel importante e somos gratos a eles", disse o prefeito.

A rainha da Festa do Pinhão, Roberta Baggio, e as princesas Kellen e Aline, expressaram todo o carinho que estão sentindo em representar o município de Lages, na 22ª Festa Nacional do Pinhão.

Araci Paim, o idealizador da festa, relembra que há 37 anos foi lançada a primeira Festa do Pinhão. "As primeiras sementes foram lançadas há 37 anos, o objetivo de fazer um evento como esse, que resgate toda cultura lageana, está acontecendo hoje aqui na abertura do Recanto do Pinhão."

Após a solenidade de abertura do espaço, o bispo benemérito Dom Oneres Marchiori concedeu uma bênção para todos estes dias de festa. "Pedimos graça, força e proteção a todos os dias de festa", rogou o bispo.

A primeira atração do recanto foi o grupo Moda Boa, de Lages.

 

Comitiva continua divulgação da Festa do Pinhão

Lages

A rainha da 22ª Festa Nacional do Pinhão, Roberta Baggio, e as princesas Aline da Rosa Maciel e Kellen Cristina Correia fazem no dia 25 a última viagem da série que vêm fazendo para divulgar a Festa do Pinhão. As representantes do evento participam do lançamento oficial na Assembleia Legislativa, programado para às 10 horas de terça-feira (25).

Ao fazer uma breve avaliação do trabalho de divulgação que lidera, a rainha Roberta Baggio observa: "Creio que o povo está reconhecendo nosso trabalho". Refere-se assim à aceitação que rainha e toda a representação da 22ª Festa Nacional do Pinhão vêm tendo ao percorrer as principais cidades do Estado para convidar a comunidade catarinense a participar da Festa do Pinhão.

O contato direto com o público por onde rainha e princesas têm andado agrada muito a Roberta Baggio. Por isso, na sexta-feira, quando caminhou pelo calçadão da praça João Costa, Roberta parou para conversar e para acariciar uma criança.

Das viagens até agora feitas, a rainha diz que a mais trabalhosa foi a de Florianópolis. Foram sete entrevistas a rádios, jornais e televisão em um único dia. "Outro trabalho cansativo foi a visita ao Rodeio Internacional de Vacaria, no final de janeiro. Passamos um dia inteiro andando, conversando com as pessoas, concedendo entrevistas sobre a festa", diz a rainha.

Entusiasmada com o resultado dos figurinos criados pela estilista Berenice Omizollo, a rainha faz questão de dar detalhes dos vestidos que serão usados por elas durante o evento. "Os vestidos foram criados com a intenção de fazer uma homenagem à Catedral Diocesana. Por isso foram usados, entre outros materiais, esses vitrais que mudam de cor conforme o ambiente.

 

Foto: Deise Ribeiro / CL

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: