Notícias

Quinta-feira de tempo instável na Serra Catarinense

Published

em

Foto: Núbia Garcia/Arquivo/CL

A condição de chuva persiste, principalmente no período da noite para esta quinta-feira (23), na região da Serra Catarinense. A entrada de uma massa de ar frio pela Região Sul do País, em combinação com a formação de um ciclone extratropical próximo da costa catarinense, deixa o tempo instável com chuva em algumas regiões, informa a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado.

Na Serra, a previsão indica declínio mais acentuado na temperatura a partir da tarde, devido ao avanço de uma massa fria. As mínimas registradas na madrugada foram de 9,9°C em Bom Jardim da Serra ao amanhecer. A máxima não deve ultrapassar os 17°C em Lages.

Para sexta-feira (24), do Oeste ao Litoral Sul predomínio de nebulosidade e chuva fraca, devido ao fluxo de umidade associado ao ciclone extratropical. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, com chuva fraca pela noite na Grande Florianópolis. Temperatura em declínio acentuado com o avanço de uma massa de ar frio. Há uma pequena chance de neve e/ou sincelo nas áreas altas da Serra Catarinense. Em Lages, as mínimas devem ficar em torno de 6°C

A combinação do frio com a umidade favorece a condição de neve ou chuva congelada nas áreas mais altas da Serra Catarinense, conforme a Meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima. Para o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, o frio não será tão intenso. Para ele, as camadas mais frias estarão a 2.200 e 2.300 metros de altitude e não afetarão sequer o Morro da Igreja.

O sábado (25) será de tempo firme e ensolarado em Santa Catarina. A temperatura segue baixa, com mínima de – 2°C a 4°C com formação de geada nas áreas altas do Oeste a das cidades da Serra. No domingo (26) além do dia ensolarado, as temperaturas permanecem baixas na madrugada. A mínima pode chegar entre – 4°C a -2°C com geada nas áreas altas da Serra e do Oeste.

clique para comentar

Deixe uma resposta