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Quadrilha assalta relojoaria em Lages

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Comerciantes comentam que a ação foi rápida

Dois homens armados entraram em uma relojoaria no Centro de Lages, na manhã desta sexta-feira (09). Eles estavam com máscaras cirúrgicas e entraram apontando as armas ordenando que as pessoas deitassem no chão dentro de uma sala. Em seguida, levaram as joias de ouro. Os homens fugiram em um Fiat Uno de cor azul que estava estacionado próximo à relojoaria.

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Quadrilha leva joias de ouro de relojoaria

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Correios atrasam entrega de mercadorias e surgem reclamações

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Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/ Divulgação

As entregas realizadas pelos Correios têm tido problemas com relação ao cumprimento de prazos, é o que afirmam os consumidores, que reclamam que as encomendas têm chegado com muito atraso e afirmam que o problema persiste desde o fim do ano passado.

Para não pagar as contas depois do prazo do vencimento, a dona de casa Leonilda Oliveira Gomes têm impresso os boletos através da internet. Faturas de cartão e telefone têm chegado na sua caixa de Correio quando está perto do vencimento das faturas do mês seguinte. “Já reclamei no 0800 dos Correios, mas nada mudou. E o pior é que às vezes tem que pagar juros das contas, porque elas não chegam no prazo de pagar”.

Os estabelecimentos também enfrentam problemas com a entrega. O vendedor de uma loja de acessórios de celulares, Luiz Gustavo dos Santos, afirma que o atraso maior aconteceu durante o fim do ano, próximo ao Natal. “As mercadorias que são importadas demoram ainda mais”.

Correios

Em nota, a assessoria de imprensa do órgão informa que está com problemas de transporte a partir de São Paulo, gerando alguns atrasos pontuais de encomendas, especificamente as econômicas (não-Sedex). “O período mais crítico já foi superado. A partir desta semana, a condição de transporte está se normalizando e devemos ter a melhoria dos prazos. A causa mais específica foi o descumprimento de contrato de fornecedor”, informa o documento.

O órgão afirma que o atraso foi mais sentido nas encomendas econômicas. “Mesmo assim, não baixamos de 60% de objetos entregues dentro do prazo em fevereiro. Nossa meta é voltar a 90% dos objetos econômicos dentro do prazo até 28 de fevereiro”.

Em relação ao Sedex, o órgão frisa que está normal, com mais de 94% dos objetos dentro do prazo. “Foram feitos, inclusive, plantões e horas-extras no tratamento da carga e na distribuição nos finais de semana de fevereiro”.

Os clientes que tiverem problemas específicos podem registrar sua demanda no telefone 0800-725-0100 ou no site www.correios.com.br

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Falta de visibilidade leva a cancelamento de voo em Lages

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Aeroporto de Lages - Foto: Divulgação

Cerca de 50 pessoas, que haviam comprado passagem para viajar a São Paulo na segunda-feira (19), não puderam embarcar em Lages. O voo da empresa Azul Linhas Aéreas foi cancelado por falta de teto. Esse argumento é usado quando nuvens ou neblina reduzem a visibilidade a ponto de atrapalhar a operação. O avião finalmente decolou às 10 horas desta terça-feira (20).

Inicialmente, os voos entre Lages e Campinas, em São Paulo, decolavam às 15h30. Agora foram transferidos para às 19h30. Esse é o primeiro voo que foi cancelado, ao menos que se tem notícia, mas a situação pode ficar crítica com a chegada do outono e do inverno. Nos meses mais frios do ano, serrações e tempo fechado são comuns na Serra Catarinense. O cancelamento pode se tornar uma prática e não a exceção.

Geralmente as pessoas utilizam o transporte aéreo porque têm compromissos com hora marcada. Um voo cancelado pode prejudicar o trabalho de anos, que empresários e lideranças fizeram para trazer o serviço para Lages. Quem sabe, agora, o horário dos voos seja revisto.

 

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Ainda há vagas de Mediotec em Lages

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Fernanda e Lucas estudam no Cedup Renato Ramos da Silva e têm a expectativa de concluir o curso já com uma colocação no mercado de trabalho - Foto: Camila Paes

Foi a possibilidade de sair do ensino médio já capacitado e direto no mercado de trabalho, que atraiu os jovens Lucas Fronza e Fernanda Muniz, 16, para o curso técnico de Biotecnologia no Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva. É com esse ideal, que as turmas dos cursos MedioTec vem atraindo cada vez mais alunos. Em Lages, instituições oferecem opções gratuitas para os interessados.

Uma das opções é o curso de Informática no Cedup Renato Ramos. São 50 vagas para estudantes de 15 a 19 anos, que estejam cursando o segundo ano do ensino médio regular em instituições estaduais. Com a matrícula gratuita e sem mensalidades, o estudante ainda recebe um auxílio de R$ 2,50 por aula assistida, podendo chegar ao valor de R$ 300 mensais. As matrículas se iniciam amanhã e vão até sexta-feira. As aulas, que acontecem no período noturno, começam em março.

No Cedup Industrial, ainda há vagas remanescentes no curso de Eletrotécnica. Neste curso, o aluno frequenta o ensino médio na instituição e no contraturno, frequenta o curso técnico. Estão disponíveis 15 vagas e as matrículas só serão encerradas quando não sobrarem mais vagas. Entretanto, as aulas já começaram e quem tiver interesse, deve procurar a instituição o mais rápido possível.

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), não há mais vagas para este semestre. Entretanto, no meio do ano, será aberto o curso de Informática para Internet e Eletromecânica. Na instituição, as vagas são definidas por meio de sorteio e as inscrições são feitas pela internet. Todos os anos, o IFSC oferece os cursos MedioTec de Administração, Agroecologia, Análises Químicas, Informática para Internet, Mecatrônica, Biotecnologia e Eletromecânica. Também não há custos de mensalidade e a seleção é feita por sorteio.

No Cedup Renato Ramos são oferecidos os cursos de Administração e Análises Químicas e ainda poderá ser aberto o curso de Estradas, considerado pioneiro no País e inédito no Estado. Porém, a instituição aguarda decisão do Conselho de Educação do Estado, que irá deliberar essa semana sobre a possibilidade de abrir o curso. Thaís Agostini, coordenadora do MedioTec na entidade, ressalta que, assim que obtiverem uma resposta e for positiva, já iniciarão com as matrículas.

São oferecidas 80 mil vagas em todo o Brasil

Um dos principais programas da educação brasileira, o MedioTec 2018 promete ser um dos mais concorridos e com disponibilidade de vagas. O grande intuito do programa é incentivar o ensino profissional. Isso é feito através do ensino integrado e de cursos específicos. Anualmente, milhares de brasileiros são capacitados pelo MédioTec.

A intenção do Governo é criar uma categoria média, entre o ensino médio e a graduação, fazendo com que estudantes possam sair do ensino médio já com boas possibilidades profissionais. Se o ensino médio serve de base geral para o avanço nos estudos, o ensino técnico é muito mais prático e específico nas áreas de atuação.

Profissionais com ensino técnico apresentam ampla possibilidade no mercado de trabalho, tendo em vista que já saem com conhecimentos específicos e práticos, ou seja, aptos para a transição e entrada no mercado de trabalho.

São diferentes categorias de cursos, sendo que a maioria tem duração de 3 anos, em turno inverso ao do ensino médio, fazendo com que o estudante passe o turno matutino e vespertino estudando. Ao final dos três anos, são duas as formações. Os cursos não precisam ser realizados na mesma instituição, no entanto, é necessário que o candidato esteja matriculado no ensino médio.

 

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Clientes reclamam pela demora no atendimento na Caixa Econômica

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Foto: Divulgação

Clientes da Caixa Econômica Federal estavam insatisfeitos com a demora no atendimento da agência do Centro, nesta terça-feira (20). Em alguns casos, o atendimento levou, em média, mais de 40 minutos.

A maior reclamação desses clientes é a falta de profissionais para atender na hora do almoço. Mas o gerente geral da agência, Tommy Pretto da Silva, explica que o tempo de espera é monitorado e, de acordo com a demanda, é feito o remanejamento dos funcionários para que agilizem os serviços, principalmente em horário de pico.

Dentre os serviços com mais espera estavam o Para Você e o Atendimento Expresso, dos quais o primeiro demorava em média 40 minutos. Quanto ao Expresso, a gerência não soube explicar o motivo da demora, mas iria averiguar.

Quando o Correio Lageano relatou sobre o caso, o gerente informou que acabara de colocar mais um profissional para atender, totalizando quatro atendentes, no início da tarde desta terça-feira (20).

De acordo com o coordenador do Procon, em Lages, Julio Borba, a lei 4.085/2015, que preconiza o atendimento de no máximo 15 minutos, vale somente para os caixas. “Se algum consumidor demora mais que o permitido na fila do caixa, pode efetuar a reclamação junto ao Procon”, explica.

Contudo, em relação aos outros atendimentos, a organização e o tempo de espera dependem de cada agência e instituição financeira.
Além da demora, algumas pessoas de idade relataram não receberem senha prioritária. Tommy explicou que ao retirar a senha, na entrada da agência, sempre é questionada a idade e a necessidade de senha especial, mas que também o cliente reforce que precisa de atendimento prioritário, para não acontecer situações como essa.

 

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