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Prontuário eletrônico é instalado aos poucos

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No posto de saúde do Bairro Coral, o prontuário eletrônico já funciona - Foto: Susana Küster

O Ministério da Saúde divulgou, no ano passado, que até fevereiro deste ano, todas os postos de saúde deveriam ter prontuário eletrônico. O objetivo era agilizar o atendimento, já que no sistema estaria todo o histórico dos pacientes.

Em Lages, das 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 14 estão com a equipe capacitada para atender com prontuário eletrônico. E, a previsão é que até antes de outubro todas estejam com o sistema funcionando.

Porém, mesmo com algumas unidades ainda em capacitação, o município já possui outro sistema que arquiva os exames, agendamento de consultas e outras informações dos pacientes atendidos. É o que informa a diretora municipal de atenção básica, Francine Formiga.

Ela conta que em alguns postos, foi preciso comprar um amplificador de sinal de internet para que o sistema funcione corretamente. “Hoje a equipe da unidade do Pró-Morar está sendo capacitada”.

O prontuário eletrônico não só agiliza o atendimento, como também traz outros benefícios, como a possibilidade de ser atendido fora do domicílio em outro posto de saúde, já que todas as informações do paciente, como prescrição de remédios, exames e consultas, serão registradas e acessadas em qualquer UBS do Brasil.

Situação nacional

No Brasil, 35% das unidades já usam o sistema. Para as prefeituras que não tiverem informatização na saúde, o ministério pagará o valor total à empresa fornecedora do serviço e descontará até 50% do montante do repasse municipal do piso da atenção básica.

O município que já possui unidades de saúde informatizadas poderá receber da pasta até 50% do valor para auxiliar no custeio da informatização, desde que os dados sejam mensalmente enviados ao Ministério da Saúde.

Ou seja, de acordo com o divulgado pelo Ministério da Saúde, os municípios que não implantarem o sistema, terão corte de até 50% nos repasses de recursos federais destinados ao setor.