Conecte-se a nós

Notícias

Promotoria quer revogar trabalho externo de presos

Published

on

Decisão é motivada por irregularidades no trabalho externo de 18 presos - Foto: Vinicius Prado

A 2ª Promotoria de Justiça do Fórum de Lages vai pedir ao Poder Judiciário a revogação, em definitivo (uma liminar já foi concedida pela Justiça), do serviço externo de 18 detentos do Presídio Regional de Lages. Durante investigações, constatou-se que eles estavam descumprindo determinações judiciais no que se refere ao serviço externo.

Essas irregularidades resultaram na Operação “Regresso”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio de outros órgãos de segurança. Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão, 17 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para depor) contra empregadores que contratavam os internos e 16 mandados de busca e apreensão.

Os conduzidos, incluindo os presos, foram levados para depor na sede do Gaeco, ao lado do Fórum Nereu Ramos. Cerca de 40 policiais atuaram na operação, que se estendeu durante esta quarta-feira (06). A ação teve desdobramento em Otacílio Costa. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

O promotor de justiça, James Faraco, comenta que, a princípio, não se verificou nenhuma contrapartida maior, que motivassem os empregadores a fazerem isso. “Não era um negócio”.  Ele acredita que pode ter sido uma ajuda entre os envolvidos, como uma troca de favores. Por meio dos depoimentos com cinco detentos, que foram ouvidos na tarde de ontem, já será possível ter uma noção do motivo.

Além do Gaeco, os trabalhos envolveram as 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de Lages, 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), Departamento de Administração Prisional (Deap), Delegacia Regional de Polícia Civil de Lages e respaldada em decisões judiciais da 2ª Vara Criminal de Lages e da Vara Regional de Execuções Penais de Curitibanos.

Trabalho externo

O trabalho externo é um benefício concedido ao preso do regime semiaberto. Pelas regras, o interno é liberado da carceragem pela manhã para trabalhar e volta à unidade no final da tarde. Além de progressão da pena (a cada três dias trabalhados, o preso tem o direito a um dia de redução da pena que cumpre), o benefício é uma forma de ressocialização. Segundo o promotor de Justiça de Execuções Penais, James Faraco Amorim, responsável pelo caso, durante as investigações, verificou-se que os detentos não compareciam ao local do trabalho. As investigações iniciaram há cerca de dois meses, a partir de denúncias. Ao todo, 30 internos foram investigados. Durante a apuração, os investigadores foram aos locais de trabalhos dos internos e verificaram que eles não estavam cumprindo as determinações judiciais. As supostas irregularidades foram comprovadas por meio de vídeos e fotos.
Os presos são investigados por, em conluio com os empregadores, inserirem falsas informações em seus respectivos processos de execução penal com o objetivo de obter a remissão da pena.

Falsificação

Inquéritos policiais foram instaurados para apurar as responsabilidades dos envolvidos, que estão sendo investigados por fraude e na obtenção do benefício do sistema prisional e falsificação de documentos. Os empregadores também deverão ser responsabilizados. Do grupo alvo de presos investigados, oito estão no semiaberto e 10 já estão no regime aberto. Se as denúncias contra eles se confirmarem, eles poderão, dentre as penalidades, terem a progressão do regime revogado e voltarem ao regime fechado.

 

Comentários
Compartilhe

Notícias

Bombeiros socorrem vítima de acidente na BR-116

Published

on

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), na BR-116, em Correia Pinto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, se envolveram no acidente uma moto e uma Van.

O condutor da moto que não teve a identidade divulgada, sofreu politraumatismo, seu estado é considerado grave. Ele foi socorrido e encaminhado à emergência do Hospital Nossa Senhora das Prazeres, em Lages.

O motorista da Van não se feriu. O acidente ocorreu por volta das 6h30 da manhã.

 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Homem morre em acidente na SC-110, em Urubici

Published

on

Foto: Divulgação

O motociclista Robson José de Souza, de 33 anos, morreu ao colidir uma moto Yamaha contra uma camioneta, no quilômetro 371 da rodovia SC-110, em Urubici. O acidente aconteceu por volta das 14 horas deste domingo (20). Os bombeiros do município foram acionados, porém verificaram que a vítima já estava em óbito. O corpo foi recolhido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Lages e liberado aos familiares para sepultamento.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária do Posto em Bom Jardim da Serra, foi uma colisão frontal  envolvendo um moto com placas de Rio Grande do Sul e uma camioneta S-10 placas de Lages. O condutor da S10,  Renato Antunes, de 37 anos, não sofreu ferimentos.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

A um mês do inverno, Serra registra manhã fria

Published

on

O termômetro na cidade de Urubici registrou 2 °C negativos- Foto: Márcia Correa Ghizoni/Divulgação

A segunda-feira começou bem mais gelada na Serra Catarinense. A um mês da passagem do outono para o inverno, a cidade de Urubici, registrou 0,06°C, e Urupema 0,08°C segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). É a temperatura mais baixa do ano. O termômetro na cidade de Urubici registrou 2 °C negativos por volta das 6h30 mim da manhã de desta segunda (foto).  

O dia será de sol com  temperaturas ficam amenas  em todas as regiões do Estado.Para terça e quarta, as temperaturas mínimas entre a madrugada e o amanhecer devem ser negativa nas áreas altas do Estado, com geada ampla do Oeste a Serra Catarinense, e de forma mais fraca e isolada no Litoral e Vale do Itajaí.

Na terça-feira (15), o Climaterra já havia adiantado ao CL a previsão de que as temperaturas caíssem na região. Isso porque uma massa de ar frio chegou ao Sul do País no fim de semana. Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, essa condição pode permanecer até esta terça-feira (21), quando as temperaturas devem voltar a subir conforme a massa de ar frio for se afastando da região.

A quinta-feira será de com algumas nuvens em Santa Catarina.  Permanece a condição para formação de geada nas áreas altas do Estado. Os próximos dias serão de Sol com variação de nuvens e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em Santa Catarina, na maior parte dos dias. Temperatura em elevação, sem frio significativo no período até o momento, informa Epagri/Ciram.

Urupema

Em Urupema, a menor temperatura deste domingo foi registrada pela Epagri/Ciram foi de 0ºC no Morro das Torres, na cidade de Urupema. A sensação térmica foi entre 15ºC a 18 ºC negativos. Em Urubici os termômetros chegaram aos 1,5ºC, e em São Joaquim, 1,6ºC.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©