Conecte-se a nós

Negócios

Projetos incentivam a criação de novas empresas

Published

em

Luciano vê oportunidade de crescimento com o projeto da prefeitura - Foto: Andressa Ramos

Quando tinha 13 anos, por inspiração da avó, Luciano Campos, preparou seu primeiro carreteiro. O primeiro de muitos pratos. Hoje, aos 44 anos, Luciano é chef de cozinha e viajou pela Inglaterra, Espanha e China para especializar seu paladar e se profissionalizar. Como bom lageano, voltou para Lages há três anos, quando decidiu abrir seu próprio negócio. Ele resolveu investir no ramo de compotas artesanais. Por um ano, estudou e testou seus produtos e, em 2015, inaugurou sua empresa.

Agora, seu negócio, e de tantos outros empreendedores da Serra Catarinense, terão um apoio diferente. O projeto do Sebrae, Serra de Sabores, que prevê ações estruturadas num tripé de gestão, inovação e mercado. Serão atendidos aproximadamente 400 empreendedores, dentre os quais pequenos produtores rurais, agroindústrias, bares e restaurantes e empórios com a valorização dos principais produtos gastronômicos, da agricultura familiar e do turismo regional.

O governador Raimundo Colombo esteve presente no lançamento da iniciativa e comentou sobre o potencial dos produtos da região que devem ser explorados e aproveitados. Colombo destacou que, em vários lugares no mundo, os produtos das regiões são valorizados, e o mesmo deve acontecer na Serra Catarinense.  Além do Serra de Sabores, que valorizará os empreendedores do ramo alimentício, o projeto Cidade Empreendedora também foi apresentado, ontem, na Associação Empresarial de Lages (Acil). A proposta é implantar e desenvolver 34 soluções até 2018. Entre as atividades, estão a identificação de atores do desenvolvimento, desburocratização, criação da sala do empreendedor, educação empreendedora, levantamento de oportunidades, planejamento estratégico para a gestão municipal, gestão estratégica orientada para resultados e o plano de desenvolvimento econômico municipal.

No Cidade Empreendedora, o Sebrae disponibiliza ao Município soluções em consultoria e capacitação para a implantação de políticas de desenvolvimento em várias frentes. “Vamos permitir o aprimoramento e o fortalecimento do ambiente de negócios”, destaca o coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini. Altenir reforça que os trabalhos em Lages já iniciaram com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal e a realização de seminários para traçar estratégias de desenvolvimento e fortalecimento dos segmentos eletro, metalmecânico, tecnologia e inovação, cadeia madeireira, turismo e comércio e agronegócio.

Lages em Números
O Lages em Números integra o Cidade Empreendedora. Ele se resume a um compilado de informações oficiais e atualizadas do município. “Esse material será uma importante fonte de pesquisa para quem deseja empreender em Lages e elaborar projetos, por exemplo, porque contempla todas as áreas. É um raio x da cidade”, completa Altenir.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: