Conecte-se a nós

Notícias

Projeto visa incentivar a preservação

Published

em

Lages, 1º/07/2010, Correio Lageano

 


2010 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como sendo o Ano Internacional da Biodiversidade. O Colégio Bom Jesus Diocesano, de Lages, está participando do movimento e nesta quarta-feira aconteceu o lançamento do projeto, no calçadão da Praça João Costa. Na ocasião, alunos e professores desenvolveram ações para alertar a população.

 


No lançamento do projeto que aconteceu ontem foram entregues 400 mudas de árvores nativas como o araçá, a ovaia, o pinheiro araucária e a canela. Além disso, foram distribuídas fitinhas com dizeres que lembram a importância da biodiversidade. Os alunos produziram cartazes sobre a necessidade da preservação e alguns professores explicaram à comunidade o objetivo das ações.

 


O projeto sobre biodiversidade da escola está envolvendo os alunos da Educação Infantil até o último ano do Ensino Médio. A proposta é desenvolver atividades durante o segundo semestre que esclareçam a importância dos recursos naturais do planeta. “Os conhecimentos estão sendo compreendidos de forma interdisciplinar, com intenção de motivar os alunos a multiplicar esse aprendizado e intensificar a conscientização junto com a comunidade em que vivem”, diz a professora pedagógica Odete Carolina Locatelli.

 


As ações estão sendo desenvolvidas no colégio, através de palestras, exposições, apresentações teatrais, concursos e oficinas. “Todo este aprendizado será repassado à população através de ações pontuais, envolvendo alunos e professores”, destaca Odete.

 


Para o encaminhamento dos trabalhos, o colégio conta com a parceria de empresas da região também interessadas em contribuir pela preservação da vida na Terra, como a Klabin. “É imprescindível que todos tomem consciência sobre a importância de preservar a vida”, ressalta. No próximo semestre, o colégio realizará outra ação com a comunidade.

 

Entenda o que é biodiversidade

 

Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo.

 


Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

 


A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.

 

Foto: Divulgação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: