Conecte-se a nós

Notícias

Projeto Maktub doa livros em praça pública, em Lages

Published

em

Foto: Camila Paes

Novas histórias, novas palavras, novos universos. Tudo isso na palma da mão, nas páginas de um livro que já foi utilizado por outra pessoa e que, agora, chega a você para te dar a oportunidade de adquirir conhecimento. Esta é a intenção do projeto cultural itinerante Maktub, que está no Calçadão da Praça João Costa, em Lages, e ficará até a próxima sexta-feira (18).

O projeto é iniciativa do projetista catarinense Cristian da Silva, que viaja em uma kombi por diversos estados do Brasil, parando em cidades e montando o espaço para a doação de obras. Ele explica que para realizar o projeto, muitas vezes, mora dentro da kombi e, por isso, quando chega a um novo município precisa de apoio para abastecer o carro, se alimentar e se hospedar.

Maktub é uma palavra árabe que significa “destino” e pode ser interpretada como “estava escrito”. Nada mais significativo do que dar este nome a um projeto que leva cultura para quem, às vezes, não tem acesso a ela.

Por isso, procura as secretarias municipais de cultura, em busca de apoio. Caso não consiga, é com a ajuda de empresários que se mantém nas cidades. Foi assim que aconteceu em Lages. Cristian conseguiu o apoio de diversos empresários.

As doações e trocas de livros ocorrem gratuitamente. As obras que chegam para doação são acumuladas e encaminhadas para comunidades carentes do município que visita.

Desta forma, Cristian explica que já passou por 17 estados, em cada um deles, visitou cinco cidades. Em Lages, o retorno tem sido positivo. Ele revela que, agora que está estabelecido em um ponto fixo, as pessoas têm chegado mais vezes e se programando para fazer as trocas. Com a doação de dois livros, você pode trocar por uma nova história.

Para as próximas visitas, está organizando a instalação de um refletor abastecido com energia solar, para a exibição de filmes e documentários, de forma gratuita, em praça pública.

Projeto Maktub

Local: Calçadão da Praça João Costa, em Lages

Data: Até o dia 18/05

São aceitas doações de livros novos e usados. Para trocar, é preciso dar dois livros e escolher uma das obras expostas.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: