Conecte-se a nós

Notícias

Projeto leva arte e cultura para oito bairros de Lages

Published

em

Foto: Camila Paes

O que antes era apenas um salão comunitário nas tardes de terça e quinta-feira, transforma-se em palco para meninas de 4 a 10 anos. Entre piruetas, saltos e pliés, as moradoras do Bairro Habitação começam a dar seus primeiros passos como bailarinas. Isso acontece graças ao projeto da prefeitura, Lages Melhor, que leva as aulas da Escola de Artes para bairros mais distantes do Centro.

A professora Dominique Nataly de Souza comanda as meninas durante a tarde. Para Rita Conrado, mãe de Ana Júlia, 6, a nova iniciativa do município foi muito boa, pois a filha sempre teve vontade de praticar balé, mas a distância era grande e dificultava o transporte. A mãe de Mariana de Lima, 9, Madel da Silva, revela que a filha treina os passos em casa e que as aulas trouxeram mudanças, até mesmo, no comportamento da menina.

A ideia do Projeto Lages Melhor foi concebida pelo prefeito Antonio Ceron e tem como objetivo proporcionar atividades culturais para crianças, adolescentes e adultos diretamente nos bairros. Na época da inauguração do projeto, em maio de 2017, Ceron destacou que quer uma Lages Melhor para as pessoas, em todos os aspectos, e isso pode ser possível através da prática de atividades artísticas. Por isso, vamos criar oportunidades para que possam desenvolver e expressar suas habilidades, independentemente da condição social ou financeira da família.

O superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, explica que o projeto acontece nos centros comunitários e escolas, onde existem parcerias com a própria comunidade, que é responsável por organizar a lista de alunos interessados.

Atualmente, são 520 alunos nos oito núcleos espalhados por Lages. Ontem, uma aula inaugural iniciou o projeto no Salto Caveiras, na sede de campo do Sindicato dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel).

O primeiro núcleo

Foi lançado no Bairro Santa Mônica. Deste então, as comunidades dos bairros Guarujá, Habitação, Penha, São Francisco, São Paulo, Vila Maria e as imediações da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Universitário, contam com aulas gratuitas de balé, coral, street dance e violão.

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais