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Projeto executivo para a duplicação da BR-116 será contratado

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Foto: Camila Paes

O gerente de engenharia da Autopista Planalto Sul, Marcos Dutra, e o coordenador de obras, Thiago Bortoli falaram aos empresários da Associação Empresarial de Lages (Acil), sobre o andamento do projeto de duplicação da BR-116. A obra é considerada prioridade pela associação.  

Os trechos prioritários para duplicação compreendem as áreas urbanas de Madirituba e Rio Negro no Paraná e Mafra, Itaiópolis (apenas a rua lateral), Papanduva, Monte Castelo, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte (apenas a rua lateral), São Cristovão do Sul, Ponte Alta, Correia Pinto e Lages em Santa Catarina, totalizando 78,8 km de duplicação e 4,7 km de ruas laterais.

Segundo Dutra, “em dezembro de 2017 foi finalizado o projeto funcional que servirá de base para o desenvolvimento do projeto executivo, que está em processo de contratação e tem prazo de 18 meses para conclusão”. O próximo passo será a contratação dos estudos ambientais, para serem submetidos à análise e aprovação dos órgãos competentes. Estima-se que estejam prontos junto com o projeto executivo.

O gerente de engenharia alertou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu uma tomada de subsídios, para obter contribuições da sociedade sobre o processo de Revisão Quinquenal da Autopista Planalto Sul. “Qualquer pessoa poderá dar sua contribuição. Na sequência a área técnica da ANTT irá analisar as propostas e realizar audiências públicas, para após autorizar o início das obras. É muito importante a participação da sociedade nessa fase, é a oportunidade de serem listadas as obras necessárias e assim evitar os erros realizados no processo de concessão da rodovia”, finalizou.

O formulário de contribuições e as contribuições podem ser encaminhadas até o dia 08 de abril, para o email ts005.2018-aps@antt.gov.br. Também é possível acessar o site da ANTT.

Duplicação em Lages

Em Lages, serão duplicados cerca de 10 km, compreendidos entre o km 238 e o km 248; construção de três passarelas, nos Km 240, Km 246,0 e Km 247,8; construção de três passagens em desnível (2 complementares na BR 282 e outra no acesso a Berneck); e três trevos (Acesso Norte, BR-282 e Acesso Sul). Dutra explicou que, oficialmente, a ANTT autorizou a duplicação até o km 248, mas o projeto vai até o km 255.

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