Conecte-se a nós

Notícias

Projeto de TCC é aproveitado pela Diretran e Seplan

Published

em

Foto: Divulgação

A transformação em mão única da Rua João de Castro, no Centro de Lages, foi sugerida pela engenheira civil,  Jennifer Schlemper Terra. A ideia é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Formada em 2016 pela Uniplac, a lageana de 23 anos é autora do estudo “Análise de tráfego na interseção entre a Avenida Marechal Floriano e a Rua João de Castro na área central de Lages/SC”, orientada pelo professor Ricardo Nerbass.

Durante os anos em que esteve na universidade, a mobilidade urbana e o transporte sempre lhe chamaram a atenção. Ela percebeu a necessidade que alguns pontos da cidade possuíam no quesito mobilidade. “Observamos que o cruzamento entre a Avenida Marechal Floriano e a Rua João de Castro era suscetível de uma análise e sugestões para um melhor fluxo de trânsito”, conta a engenheira.

Após a fundamentação do projeto e visitas in loco, Jennifer fez uma descoberta importante. “Na Avenida Marechal Floriano sentido Centro, dos veículos passantes, apenas 5% realizava a conversão à esquerda, e 95% permaneciam em frente, então, propus proibir a conversão à esquerda no semáforo, sentido Rua João de Castro”, explica.

Outro fator observado pela engenheira é que o trecho da Rua João de Castro vindo da Rua Jerônimo Coelho até a Avenida Marechal Floriano era pouco utilizado. Jennifer explica que somente 4% de todos os veículos passavam pelo cruzamento.

“Propus que no trecho onde existia um semáforo passasse a ser mão única, sentido Avenida para a Rua Jerônimo Coelho, assim, eliminando o semáforo”, disse ela. A medida foi implantada no começo de julho, otimizando o tempo semafórico, tornando o fluxo do tráfego mais rápido e seguro para os usuários.

O projeto chamou a atenção da Diretran e da Seplan e, segundo o diretor de trânsito e sinalização, Sérgio Todeschini, foram feitos alguns ajustes. “A ideia foi aproveitada, praticamente, na íntegra”, afirma o Todeschini.

 

Colaboração Vitória Marques Bitencourt

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: