Conecte-se a nós

Notícias

Professora Tati está entre os 21 homenageados do Prêmio Educador Elpídio Barbosa

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Quase todos, senão todos os alunos da Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário, em Lages, a admiram. Conhecida por ser extrovertida, alegre e ter ideias diferentes, a professora Tatiana Serena Oneda não é somente reconhecida pelos estudantes, mas, também, pela equipe de profissionais que trabalham com ela. Prova disso, foi a indicação de seu nome ao Prêmio Educador Elpídio Barbosa, um dos mais importantes para a educação em Santa Catarina.

Por gostar tanto da disciplina de Educação Física, Tati se dedicou ao vôlei e ao handebol, e se transformou em uma atleta. Mas sentia que não era o suficiente. A aluna estudou e se formou professora e, assim, começava a trajetória que já dura 22 anos.

Para concorrer ao Prêmio Educador Elpídio Barbosa, cada escola indica o nome de um professor. Tati, como é carinhosamente chamada por alunos, professores e amigos, recebeu com muita alegria e emoção a notícia de que seu nome havia sido indicado pelos colegas.

“Meu prêmio eu já recebi dentro da escola, por saber que meus colegas reconhecem meu trabalho. Essa ida a Florianópolis para receber o prêmio, me sinto como representando um grupo, pois, nada é feito por um só professor, meu trabalho só acontece por conta do trabalho coletivo, em rede.”

Em Santa Catarina, 21 professores e professoras foram selecionados para receber a homenagem. A solenidade será na próxima segunda-feira (22), em Florianópolis e, dentre os homenageados, estará a professora Tatiana.

Projetos

A professora acredita que um de seus projetos que mereceu destaque foi a de ações sociais por meio do qual os alunos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de conhecerem e compreenderem que fazem parte da sociedade e que podem mudar a realidade. Além disso, a professora ressalta sobre os projetos integrados com todas as disciplinas, frisando a importância do trabalho coletivo dos professores.

Tecnologia

Sobre o mundo digital, Tati diz que não há como concorrer com as tecnologias, mas, sim, implementar, somar e inserir essas ferramentas com as práticas pedagógicas. “Quando o assunto pertence e significa ao aluno, ele se engaja mais com o trabalho”.

Quem foi Elpídio Barbosa

O educador Elpídio Barbosa nasceu em 2 de setembro de 1909 e faleceu em 1966, em Florianópolis. Durante sua trajetória na educação, foi diretor de escola, professor da educação básica e de ensino superior, presidente do Conselho Estadual de Educação, secretário de Estado da Educação e Cultura, entre outros cargos. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Barbosa também foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas.

O prêmio

Em 12 de junho de 1992, o conselheiro Ricardo José Araujo de Oliveira apresentou indicação propondo a criação do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, a ser concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina à pessoa física e a entidades educacionais que tenham se destacado no desenvolvimento do ensino estadual. A proposta prosperou, sendo aprovada por unanimidade, resultando na Resolução n. 71/92, que instituiu o prêmio.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: