Conecte-se a nós

Notícias

Professor inova na aula de história em Urupema

Published

em

Alunos se dividiram entre Roma Ocidental e Roma Oriental - Foto: Divulgação

Os alunos do ensino médio, da Escola de Educação Básica Manoel Pereira de Medeiros, tiveram uma aula de história diferente, bem longe da tradicional sala de aula. Eles participaram do projeto intitulado “Batalha da Roma Antiga”, desenvolvido pelo professor de história, Juliano Schweitzer.

Segundo Juliano, o propósito é trazer o aspecto lúdico para o aprendizado da história. A iniciativa contou também com a ajuda dos professores e coordenação pedagógica da escola.

Divididos em grupos, os alunos representaram a Roma Oriental e a Roma Ocidental. Com vestimentas que lembram épocas passadas, alunos formaram proteções, em referência a escudos e utilizaram até animais na composição do cenário.

Quem não participou efetivamente da apresentação, acompanhou o desempenho dos atores da arquibancada do campo. A aula teve até o acompanhamento da banda, em alusão às cornetas e tambores que eram tocados em roma.

Saiba Mais

O Império Romano do Ocidente constituía a metade ocidental do Império Romano após a sua divisão por Diocleciano em 286 e existiu intermitentemente em diversos períodos entre os séculos III e V, após a Tetrarquia de Diocleciano e as reunificações associadas a Constantino e seus sucessores. Considera-se que o Império Romano do Ocidente terminou com a abdicação de Rômulo Augusto em 4 de setembro de 476, forçada pelo chefe germânico Odoacro. Sua contraparte, o Império Romano do Oriente, sobreviveria por mais 1.000 anos.

Embora unido linguisticamente e, mais tarde, sob o cristianismo romano -, o Império Romano do Ocidente englobava, na verdade, grande número de culturas diferentes que haviam sido assimiladas de maneira incompleta pelos romanos, diferentemente do Império Romano do Oriente, que falava o grego e era culturalmente unificado desde as conquistas de Alexandre, o Grande no século IV a.C.

Fonte: Mundo Educação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: