Conecte-se a nós

Notícias

Professor da Udesc é coautor de artigo publicado em revista científica mundial

Published

em

Publicação aborda a sustentabilidade do uso de fertilizantes no Brasil - Foto: Udesc/ Divulgação

O professor Luciano Gatiboni, do Departamento de Solos e Recursos Naturais do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, é um dos autores de um artigo científico publicado, este mês, pela revista Scientifc Reports, do grupo Nature Research, uma das mais importantes publicações científicas do mundo.

O artigo “Transitions to sustainable management of phosphorus in Brazilian agriculture”, de livre acesso no site da revista, aborda transições para o manejo sustentável do fósforo na agricultura brasileira. Ele foi produzido, colaborativamente, por pesquisadores brasileiros e ingleses, de diversas instituições.

O objetivo é mostrar que o Brasil será o principal produtor mundial de commodities agrícolas em 2050, mas não será insustentável em termos de consumo de fertilizantes fosfatados.

Com base nas tendências dos últimos 20 anos, o trabalho faz projeções de vários cenários de crescimento da agricultura brasileira e da eficiência do uso de fertilizantes até o ano de 2050, principalmente, em relação ao recente avanço da agricultura na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Segundo Gatiboni, é de grande importância a comunidade internacional ter acesso aos dados produzidos, pois o Brasil é tido como um país onde os solos precisam de doses muito elevadas de fertilizantes para produzir adequadamente e o fósforo é um recurso finito.

“A publicação é importante para mostrar que, embora seja esperado que em 2050 o Brasil consuma 22% do fertilizante fosfatado produzido anualmente no mundo, o uso de fontes alternativas e o aumento da eficiência da adubação permitirá que se confirmem as projeções de que o Brasil se tornará, nas próximas décadas, o maior produtor mundial de alimentos e biocombustíveis”, explica o professor.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: