Conecte-se a nós

Notícias

Produção caseira é opção para gastar menos na Páscoa

Published

em

Foto: Camila Paes

As pequenas mãozinhas das primas Ana Beatriz, 8, e Angelita, 9, trabalham assiduamente para encher os ovos coloridos com o amendoim doce, recém preparado pela bisavó Elisa Fiamoncini. Preparar o doce para presentear a todos, já virou tradição na família, que todos os anos se reúne para preparar os presentes que serão entregues na Páscoa. Muitas famílias optam por opções mais baratas e caseiras para que os gastos, durante o feriado, sejam menores.

Nas panelas, dona Elisa, 77, não cansa de preparar a receita tradicional, que passa de geração para geração. Os potes ficam cheios do amendoim produzido por Elisa, que com todo carinho, enche casquinhas de ovos coloridas, que passou a comprar já prontas. Até a Páscoa, os doces irão para cestinhas, que serão entregues para netos e bisnetos.

A confeiteira Katiucia Fiamoncini, neta de Elisa, relembra da tradição de reunir a família para preparar os presentes. Anteriormente, se reuniam para pintar as cascas de ovos. O processo era trabalhoso, mas algumas das melhores lembranças familiares estão nesses momentos. Além de presentear familiares, os amendoins eram dados para vizinhos e crianças da igreja que frequentam.

Há quatro anos, Katiucia também começou a preparar os presentes em casa. Diferente da vó, ela produz ovos de colher, que na Páscoa, são entregues para familiares. Ela revela que optou pela produção, devido aos elevados preços dos ovos de chocolate comerciais. “Com o preço de um ovo, eu consigo produzir quatro”, acrescenta. Além disso, para Katiucia que está acostumada a pôr a mão na massa desde criança, a tradição de fazer os próprios presentes, também é importante para a criação de lembranças em família.

Preço estimula mudança de hábito

A diretora de assistência social de Urupema, Joziéli Andrade Wrubleschi, ao ver os preços dos chocolates comerciais, decidiu investir em adquirir os ingredientes para fazer os doces em casa. “A cada ano aumenta significativamente, fiz alguns orçamentos e decidi comprar a matéria prima e fazer em casa”, ressalta.

Como trabalha com produtos caseiros, já tinha alguns equipamentos. A pesquisa na internet ajuda Joziéli a encontrar receitas e novas opções. “Inclusive vou testar um ovo com recheio de bolo de cenoura”, acrescenta. Com base num valor médio de R$ 50 por ovo, ela calcula que a economia será de, pelo menos, R$ 300. “A princípio vou fazer só pra família mesmo. Mas se de repente surgir alguma pessoa interessada, nada impede de fazer uma graninha extra”, conclui.

Pesquisa

Uma estimativa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que cerca de 103,9 milhões de brasileiros devem realizar compras para a ocasião. De acordo com a sondagem, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa de 2018 – percentual acima da intenção de compras relatada em 2017 (57%). Apenas 12% não pretendem ir às compras este ano.

Entre os consumidores que vão realizar compras na Páscoa, a maior parte (41%) relata a intenção de gastar a mesma quantia do ano passado, enquanto 36% vão gastar menos e 15% garantem que gastarão mais. Dentre estes, as justificativas incluem o desejo de comprar mais produtos (57%), o fato de achar que os preços estão mais altos (37%) e acreditar que os produtos estão com um preço muito bom e vale a pena aproveitar (29%).

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: