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Procon de Lages firmará TAC com agências bancárias

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Foto: Patrícia Vieira

Representantes de agências bancárias, cooperativas de crédito e demais instituições financeiras de Lages; o coordenador do Procon local, Júlio Borba, e a advogada de defesa do consumidor, Valdirene Demenech Gattino Furtado, estiveram reunidos, ontem, no auditório da Biblioteca Pública.

O objetivo do encontro, segundo consta em ata registrada, é manter, preservar e proteger as relações de consumo contra práticas abusivas ou condutas que contrariem o Código de Defesa do Consumidor e legislações relacionadas.

A ata oficial da reunião, assinada pelos gerentes e pelo coordenador do Procon, também serviu como notificação das providências imediatas que deverão ser tomadas para o cumprimento das obrigações específicas de cada lei, decreto, ou resoluções pertinentes aos direitos dos consumidores.

Na oportunidade, uma das questões debatidas foi o descumprimento, por parte de algumas agências bancárias, em relação ao pagamento de boletos bancários.

Têm agência que não recebe o pagamento em dinheiro de boletos com determinado valor o que gera problemas para outras agências bancárias que se deparam, muitas vezes, com filas enormes de pessoas para atender.

Quanto a esta reclamação especificamente, Julio Borba disse que será aberto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que todas as agências, indistintamente, passem a cumprir com as normativas do Banco Central.

“O que não podem ocorrer é que determinadas instituições financeiras adotem normas próprias, em detrimento aos direitos dos consumidores, e ao que determina o Banco Central”, defende .

Reclamações

Conforme estatística referente ao conjunto de reclamações dos consumidores lageanos, feitas no Procon de Lages no período de um ano, as quais ficam cadastradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, os assuntos financeiros representaram 49,37% dos atendimentos.

Em primeiro lugar, problemas com contratos; em segundo, relacionados a cartão de crédito; e em terceiro lugar, problemas referentes à falha bancária, fila de banco, discordância no pagamento, venda casada, cobrança indevida, recusa em receber pagamento, problemas com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), dentre outros.

Parceria

Procon e Grupo Itaú Unibanco Por meio da parceria entre o Procon de Lages e o Grupo Itaú Unibanco, clientes poderão resolver quaisquer problemas relacionados com a instituição financeira diretamente com a gerência do Banco Itaú.

Quando o consumidor chegar ao Procon, e a reclamação for de alguma empresa que pertence ao Grupo Itaú, o cliente será imediatamente encaminhado à instituição, mediante protocolo do órgão de defesa.

De acordo com Moacir Ribeiro, gerente da agência Itaú em Lages, o objetivo da parceria é solucionar os problemas com maior rapidez, priorizando o cliente. “Estamos sempre trabalhando para atender à demanda, tendo em vista o cliente em primeiro lugar. Operar de acordo com as normas para reduzir o número de reclamações.” finaliza.

Itens obrigatórios

  • Atendimento prioritário – Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos
  • Atendimento em 15 minutos em dias normais e até 30 minutos nos dias anteriores ou posteriores a feriados, no último dia do mês e, no período do primeiro ao décimo dia de cada mês
  • Pelo menos uma cadeira de rodas para atendimento às pessoas com deficiência, idosas ou com dificuldade de locomoção
  • Aparelho telefônico em lugar visível e telefone do Procon
  • Banheiros masculino e feminino
  • Pagamento das faturas como luz, água, telefonia e gás, pelos guichês de caixa de atendimento presencial
  • Saque no caixa: Saque de até R$ 5 mil não precisa agendar. Acima deste valor é necessário agendamento.

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