Conecte-se a nós

Notícias

Prefeitos debatem implantação da Lei de Inovação

Published

em

Foto: Divulgação

A criação de leis de inovação nos municípios do Estado será um dos temas tratados por prefeitos e gestores que participam, na próxima quinta-feira e sexta-feira, em Lages, do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, principal encontro sobre tecnologia na gestão pública, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages.

Florianópolis e Francisco Beltrão (PR) compartilham no evento, que será realizado no Órion Parque, modelos que possam contribuir com a implantação de ações visando a geração de empregos nas cidades.

Com uma iniciativa inédita no país, Florianópolis investe para fomentar o desenvolvimento socioeconômico através do Programa de Incentivo Fiscal à Inovação, que irá garantir subsídios para ideias empreendedoras na Capital catarinense.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Florianópolis, Marcos Aurélio Geremias, 22 projetos foram cadastrados no sistema digital criado para o Programa e devem ser avaliados a partir de maio para que possam receber recursos.

Benefícios

Cada proposta poderá obter até 20% do ISS devido e até 20% do IPTU devido de contribuintes incentivadores estabelecidos no município. “A Lei foi criada em 2012, mas no início de 2017 é que foi realmente colocada em prática.  É importante tanto para o município quanto para o empreendedor”, comentou Geremias.

Já no Paraná, Francisco Beltrão é uma das cidades que as empresas que industrializam produtos eletroeletrônicos, de telecomunicação e de informática recebem subsídios de ICMS do Governo do Estado.

O município, com cerca de 90 mil habitantes, passa por questões de regulamentação e de integração dos ativos de tecnologia, como entidades, universidades e empresas, segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, tendo como meta a estruturação do parque tecnológico para impulso do setor.

O secretário também observa a necessidade de as prefeituras criarem políticas públicas voltadas para as profissões do futuro. “É o nosso maior desafio. Nas escolas está em fase de desenvolvimento aulas de robótica, prototipagem, microeletrônica e desenvolvimento de aplicativos e o uso da tecnologia na educação”, comenta Pereira.

Congresso

O Congresso terá a presença de prefeitos como de Rio do Sul, José Thomé, e de Ourinhos (SP), Lucas Pocay, que apresentam as inovações tecnológicas em andamento nas localidades. Também serão abordados temas voltados à aplicação de inteligência artificial nos municípios, gestão inteligente da iluminação pública, Programa Internet para Todos, entre outros. “É o ambiente para trocar informações e conhecer modelos, os caminhos para implantar ações que melhorem a vida das pessoas por meio da tecnologia”, explica o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Quando: 19 e 20 de Abril – Lages

Onde: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco, Lages

Inscrições: São gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: