Conecte-se a nós

Notícias

Prédios abandonados se deterioram sem destino

Published

em

Lages é um exemplo de arquitetura em Art Déco. Diversos prédios e casas foram construídos prezando pelo estilo, entre as décadas de 1930 e 1940. Por isso, não é incomum “esbarrar” nesses imóveis, e alguns deles em situação de abandono. Um prédio imponente, na Rua Rui Barbosa, no Centro da cidade, não se perde de vista. Abandonado há mais de 30 anos, segundo relatos, o imóvel passa por inventário e ainda não tem previsão para conclusão do processo e, por consequência, do seu destino.

De acordo com os proprietários do mini mercado São Jorge, Sérgio da Silva Rodrigues e a esposa Luci Perre Rodrigues, o antigo condomínio pertence á família Do Vale. O prédio teria sido construído por Jair Do Vale e sua esposa Carmosina Do Vale, ambos falecidos.

Sérgio conta que o local acabou ficando para os filhos e levado a inventário. A família até fez levantamento para reformar, mas o projeto não teria ido adiante. Inclusive, houve pessoas interessadas em comprá-lo.

Semelhante a esse prédio, existem outros que passam por situações parecidas, seja por se tratar de herança em processo de inventário ou por embargo. Um deles é o imóvel de três andares, localizado á Avenida Belisário Ramos, esquina com a Presidente Vargas, que há anos está com a estrutura danificada e tem servido de casa para moradores de rua

Outro já conhecido dos lageanos é o Hotel Pedras Brancas, na Rua São Joaquim. Datado da década de 1980, está abandonado há mais de 10 anos, desde que o proprietário morreu. Nas salas de baixo, somente uma mecânica funciona.

Fiscalização

Não há na lei uma norma que estabeleça que uma pessoa deve pagar multa por abandonar um imóvel ou não usá-lo. Somente deve arcar com os tributos referentes e, caso a estrutura represente risco, a Defesa Civil pode intervir. O secretário de Meio Ambiente, Euclides Mecabô, explica que cabe ao município limpar e cuidar do entorno desses imóveis, podendo notificar os donos caso o local também represente risco em função da sujeira ou entulhos.

Prédio na Avenida Belisário Ramos tem servido de casa para moradores de rua

Hotel Pedras Brancas, abandonado há mais de 10 anos, localizado na Rua São Joaquim

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: