Geral

Prazo para fazer alistamento militar termina em 30 de junho

Published

em

Foto: Divulgação

Jovens brasileiros – inclusive homens transexuais – que completam 18 anos até 31 de dezembro deste ano devem fazer o alistamento militar até sábado 30 de junho.

Em Lages, a inscrição pode ser feita na Junta de Serviço Militar (JSM) que fica no  Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, na Avenida Dom Pedro II, 1555, no Bairro Universitário ou pela internet (saiba como).

Se o jovem prefere fazer o alistamento presencialmente nas juntas militares ligadas às prefeituras ou ao Governo do Distrito Federal, pode fazer uma busca no site para descobrir onde fica a mais próxima de sua residência. Em seguida, basta comparecer ao local com certidão de nascimento ou documento de identidade (RG), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente, de frente e sem retoques.

Quem optar pelo alistamento on-line é só registrar-se no portal das Forças Armadas, informar se pertence a alguns dos casos especiais apontados na página, fazer login ou cadastro com CPF e senha do Brasil Cidadão.

Obrigação

Devem cumprir com a obrigação todos os homens nascidos no ano de 2000, inclusive aqueles com deficiências físicas ou mentais. Para fazer o alistamento pela Internet, basta estar com o CPF em mãos.

Os que não fizerem o alistamento dentro do prazo vão pagar multa de R$ 4,14, que aumenta a cada dia e é reajustada trimestralmente. Além disso, não vão poder tirar ou prorrogar passaporte; ingressar em instituições de ensino; virar funcionário de empresas ou prestar concursos.

Após alistamento, jovens devem verificar se vão continuar na seleção

Depois de se alistar, o jovem pode verificar se vai continuar na seleção para uma das Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica) por meio do número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM).

Caso tenha sido dispensado, ele deve comparecer à junta militar com documento oficial com fotografia (carteira de identidade, de trabalho, carteira profissional ou passaporte) e comprovante de residência para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).