Conecte-se a nós

Notícias

Prazo para a regularização do título de eleitor acaba dia 9 de maio

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

Os cidadãos que pretendem votar nas Eleições de 2018 têm até o dia 9 de maio (151 dias antes do pleito) para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor. O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 7 de outubro deste ano.

O casal Antonio Moraes de Oliveira e Albertina Amaral, disse que vai votar e que não gosta de deixar as coisas para a última hora. Além disso, evita de enfrentar filas. “ Vou votar com a esperança que as coisas mudem.” disse Albertina Amaral.

Para atender à demanda dos que deixam para a última hora, o Cartório Eleitoral de Lages começa a funcionar em horário estendido. No sábado (5), haverá plantão das 9h às 15h. De segunda-feira (7) a quarta-feira (9), o horário será das 9h às 17 h.

O chefe do Cartório Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral, Gilmar Duarte, reforça que é o prazo final para quem tem idade de 16 a 18 anos e ainda não tirou o título de eleitor. “O prazo é para quem ainda não pediu seu título ou transferiu o domicílio eleitoral após mudar de cidade. Essas pessoas têm só até o dia 9 de maio para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral de Lages e ficar apto a votar nas eleições deste ano,” explica Gilmar Duarte.

O eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, também deve regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Após esse prazo, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado, lembrando que a legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento.

Para fazer a regularização, no cartório eleitoral, o eleitor deve apresentar RG e comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. No caso, para tirar o primeiro título, homens maiores de 18 anos também devem comprovar a regularidade com o serviço militar.

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado.

Cadastramento biométrico ainda não é obrigatório

Nos municípios que compreendem as zonas eleitorais 21ª, 93ª e 104ª (Lages, Bocaina do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, São José do Cerrito e Capão Alto), o cadastramento ainda não é obrigatório. O eleitores podem deixar para fazer o cadastro biométrico até o final de 2019.

Gilmar Duarte explica que os agendamentos estão suspensos em Lages e que retornarão a partir da segunda quinzena de novembro. E que para os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico, não precisam se preocupar, pois desde que sua situação eleitoral esteja regular, poderão votar nas eleições do dia 7 de outubro deste ano.

Com o título sempre à mão

O aplicativo e-Título permite aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. O aplicativo, além de substituir o documento impresso, é um meio fácil para consultar informações importantes, como a regularidade da situação eleitoral, o endereço do local de votação, entre outras.

Como funciona

O eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título no Google Play ou App Store. Ao inserir o número do título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será avaliado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor. O documento terá a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico. No entanto, os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico também podem baixar o App para usar no dia da eleição, porém, terão de apresentar documento de identificação com foto.

Horário de funcionamento

Hoje: Das 12h às 19h. (entrega de fichas até 18h30)

No sábado (5), haverá plantão de atendimento, das 9h às 15h.

De segunda-feira (7) – Das 9h às 17 h.

Terça-feira (6) – Das 9h às 17 h.

Quarta-feira (9) – Das 9h às 17 h.

 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: