Conecte-se a nós

Notícias

Práticas que desenvolvem alunos e ajudam a comunidade

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Atualização: 17h03

Já pensou numa aula em que se pode colocar a teoria em prática? Ou ainda, poder contribuir para a sociedade  em que está inserido? Os alunos da turma do terceiro ano do ensino médio integrado do Cedup Industrial de Lages estão fazendo tudo isso. Eles fazem parte do curso de mecânica e além das matérias tradicionais, uma das aulas que mais gostam é a de solda, e conseguiram executar um trabalho em uma escola estadual de Lages.

Depois de uma conversa entre os gestores das escolas, foi identificado que a Escola de Educação Básica Professor Flordoardo Cabral, no Centro, precisava de reparos na grade. Ao chegarem lá, os estudantes identificaram, também, que o corrimão da escola precisava de conserto.

A turma é composta por 14 meninos. Além de aprenderem teoria e prática dentro do ambiente escolar, têm a chance de desenvolver suas habilidades dentro de empresas. Oito deles fazem estágio em uma empresa, os outros, tem estágio na escola, mas com atividades diferentes, como a de fazer reparos em instituições.

Outro trabalho desenvolvido é em parceria com a Associação Serrana de Deficientes Físicos. Os alunos consertam as cadeiras de rodas. Dessa forma, também aprendem mais sobre as pessoas que precisam desses equipamentos.

A assessora do Flordoardo, Nelci Maria Rodrigues, enfatiza que a ação é de grande valia, pois, além dos alunos testarem seus conhecimentos, podem ajudar a unidade escolar. “E, ainda, a escola não precisa arcar com custos.”

O coordenador do curso de Mecânica do Cedup Industrial de Lages, Alisson Oliveira, comenta que é a oportunidade de os alunos se integrarem à comunidade, além de terem um direcionamento de carreira. Como o caso de Gabriel Duarte Costa, de 17 anos, que, até então, tinha certeza que cursaria Direito para ser policial, mas agora está em dúvida se faz Engenharia Mecânica ou permanece com a antiga escolha.

Mas o curso é a chance de já garantir o emprego. Robson Luis Pereira Lins, de 19 anos, faz estágio em uma mecânica no Bairro Habitação e, agora, já sabe que fará Engenharia Mecânica para não perder o ritmo dos estudos e nem o gosto pela profissão. “Acho até que serei contratado.”

Inscrições abertas

Além do ensino médio integrado, há cursos para pessoas que já terminaram o ensino médio. Os cursos começam no dia 30 de julho e não há custo de mensalidade, apenas materiais de uso pessoal do laboratório. Quem tiver interesse pode ir ao Cedup Industrial, na Avenida Dom Pedro II, Bairro Vila Nova ou ligar para os telefones 3289-8307/3289-8308.

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais