Conecte-se a nós

Notícias

Possibilidade de neve permanece para a Serra Catarinense

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Municípios da Serra Catarinense podem voltar ter neve, entre a noite desta quinta-feira (9) e a madrugada de sexta-feira (10). A maior chance é nos pontos mais elevados da região, acima de mil metros de altitude. As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de zero.

Segundo o engenheiro agrônomo, da Climaterra, Ronaldo Coutinho, o fenômeno pode ocorrer devido à combinação do frio e umidade do ar. “A janela para neve fica entre a noite de hoje e madrugada e meio da manhã de sexta, neste período pode ter alguma ocorrência de neve ou chuva congelada, tem chance  na cidade de São de Joaquim”, informa. Também pode nevar nos municípios de Urubici, Urupema, Rio Rufino e Bom Jardim da Serra. 

Além de flocos de neve, há condições para ocorrer chuva congelada. As temperaturas mínimas devem ficar entre -4 e 0°C nas cidades da Serra Catarinense, na sexta-feira (10).

 

Condições para a neve

O frio intenso vem com uma forte massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil e vai fazer a semana terminar congelante em toda a região Sul. O ar úmido necessário para formar as nuvens que poderão conter os cristais de gelo vem com os ventos de um ciclone extratropical que passa entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

De acordo com o site Climatempo, as condições para nevar estão associadas a presença de um ciclone extratropical entre a costa da Região Sul e do Uruguai e a forte massa de ar frio de origem polar que está chegando ao Brasil. 

O vento forte gerado por este ciclone extratropical deixa o mar muito agitado nos próximos dias no litoral gaúcho e catarinense

 

Neve no Sul

Se a previsão de neve se confirmar entre esta quinta e a sexta-feira, será o quarto evento de precipitação de inverno sobre o Sul do Brasil este ano. Nevou no sul do Rio Grande do Sul em 4 de julho.

No dia 10 de julho deste ano, a neve caiu em Urubici, no alto da Serra de Santa Catarina. Em meados de junho, a região de Foz do Iguaçu registrou chuva congelada.

Nevar em agosto não é comum, mas já ocorreu e não faz muito tempo. Em agosto de 2016 tivemos condições para neve. Em 2013 ocorreram vários eventos no Sul do Brasil e até no fim de agosto, o que é mais raro. As informações são do site do Climatempo.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais