Conecte-se a nós

Notícias

Por medo e falta de vigilante algumas escolas não cumprem lei

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Há quem pense que a escola é apenas para educar, porém, esse ambiente pode ir além e ser um espaço de descontração, encontros e práticas esportivas fora do horário de aula. Ter os ginásios de esportes, das escolas estaduais, abertos à comunidade, em horário diferenciado, é lei desde janeiro de 2012.

A Lei 15.734 foi sancionada em 6 de janeiro de 2012. De autoria do ex-deputado estadual Elizeu Mattos, o objetivo é o de inibir ações de vândalos nas escolas, que não ficariam vazias, e também criar uma opção de lazer para crianças e adolescentes, que muitas vezes não têm acesso a praças de esportes.

O Correio Lageano apurou que, em Lages, apenas duas escolas abrem os portões para receber, não apenas os alunos, mas também toda comunidade, mas podem haver outras. No Colégio Industrial, por exemplo, quando agendado, o diretor Armando José Duarte consegue se programar para recepcionar as pessoas. Armando enfatiza que não há como ceder o ginásio ou o gramado sem um monitoramento, pois há risco de vandalismo, além disso, não há vigilante no período noturno e nem nos finais de semana.

O cuidado do diretor se justifica, já que várias escolas da rede estadual de Lages foram alvo de vândalos e ladrões nos últimos meses.
O secretário da Gerência Regional de Educação, Humberto de Oliveira, explica que as escolas possuem um projeto de conscientização sobre a prevenção de violência nas escolas, o que inclui, cuidar do ambiente escolar. Humberto comenta que fará uma reunião, hoje, com os gestores das escolas estaduais para verificar quais estão seguindo a lei e abrindo os portões de ginásios.

Na época, o ex-deputado ressaltava que a lei é uma forma de ocupar espaços que ficam ociosos por algum tempo, como férias e fins de semana. ““O lazer e o esporte são direitos sociais assegurados aos cidadãos e dever do Estado, nos diz a constituição, então vamos fazer isso valer”.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: